O ganho que tivemos ao fazer a campanha de natal, usando mais tecnologia

Revista O Lojista - edição 148 - página 25 - 19/01/2017

Para todos os participantes da campanha de Natal de Prêmios CDL, o mesmo sentimento: “Todos esperavam um Natal melhor, mas viram com bons olhos as inovações que pudemos usufruir”. Realizar uma mesma campanha em quatro cidades ampliou nossas possibilidades de comunicação e permitiu ao consumidor se beneficiar da estrutura operacional que foi utilizada.

Fazer parte desse turbilhão digital e conseguir um banco de dados de nossos clientes foi super importante, nos dando um retrato do consumidor em nossa cidade e região. Para nós da coordenação de campanha, essa percepção foi muito clara, especialmente ao observar o comportamento de consumo e a itinerância de alguns consumidores nas quatro cidades.

As CDL´s sentem-se honradas em ter propiciado mais uma ferramenta de vendas para nosso associado. Aqueles que escolheram ou experimentaram o formato digital puderam verificar a facilidade e rapidez na operação de venda e pontuação de seus clientes. Foi o canal de mais conversões em cupons que a urna do sorteio fez. Mas também tivemos o tíquete impresso, que foi ferramenta importante na campanha, permitindo ao consumidor fazer sua auto-pontuação de maneira segura e tranquila.

Muita gente poderia ter dúvidas sobre o funcionamento da campanha, entre elas, de como os tíquetes digitais se tornariam cupons na urna. Nos bastidores da CDL e no Resende Shopping as urnas imprimiram as informações dos clientes que preencheram o cadastro e  permitiu a impressão de 450.000 cupons para o sorteio final. Naturalmente, teremos alguns ajustes e melhorias por sugestão dos lojistas participantes e de clientes.

Um sistema de auditoria impediu que a tentativa de alguns em burlar o sistema tivesse êxito, garantindo a transparência na gestão e confiabilidade na premiação dos consumidores participantes nos dois meses de campanha. Outra inovação implantada com sucesso esse ano. Acho que a nova ferramenta veio para ficar e vai revolucionar a forma como realizamos nossas campanhas, sempre oferecendo prêmios aos consumidores, que agora podem acompanhar em seus smartphones e pela internet como anda sua participação em nossas campanhas, tudo em tempo real.

Como um dos gestores da campanha, percebo que a união das CDL´s em campanhas de grande vulto, com ações independentes em determinado momento, garantem a individualidade e independência das entidades participantes, ao mesmo tempo que mostra a nossa força para um público comum.

Parabenizo os presidentes e os funcionários das CDL´s que se comprometeram com a campanha e deram o suporte necessário para sua implantação. Também o faço aos lojistas e associados, que se permitiram experimentar a inovação tecnológica nessa modalidade. Como avaliação geral, ganhamos um belo presente, uma ferramenta eficaz e mais força para o movimento Lojista.

* Jader Costa é diretor de Comunicação e Tecnologia da CDL-VR