Por Ana Lúcia de Araújo Lima (*)
O Sebrae/RJ em sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro, atua fortemente para aumentar a produtividade desses empreendimentos. O maior desafio é demonstrar às micro e pequenas empresas o quanto elas podem ser eficientes.
A globalização e o rápido desenvolvimento da tecnologia, que aceleram e facilitam a troca de informações, têm acirrado a competição pelos diversos mercados. Atualmente a competitividade empresarial não se limita à atuação da empresa individualmente, é o resultado da eficiência da cadeia de valor ou do aglomerado no qual se estrutura um determinado segmento.
Para contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, adotamos a estratégia de encadeamento produtivo, que promove a inserção dos pequenos negócios em cadeias de valor de grandes organizações, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes. Para tanto, define-se, primeiro, o modelo de parceria entre Sebrae/RJ e companhias de grande porte que pode envolver suprimentos, ciclos de produção/venda e distribuição.
Depois, a partir do mapeamento das demandas de bens/serviços e dos requisitos exigidos, é feito um diagnóstico das micro e pequenas empresas com as oportunidades de melhorias, e elaborado um plano de ação. Esse plano contempla um conjunto de soluções para promover o encadeamento produtivo a partir do portfólio do Sebrae/RJ e de instituições de apoio que possuem competências complementares. São realizadas consultorias e capacitações com foco em atividades que permitam às empresas aumentar a eficiência em processos produtivos, ajustando e implantando procedimentos e técnicas de modo a torná-las elegíveis em contratações.
Assim, podemos ajudar a transformar a realidade dos pequenos e sua relação com os grandes negócios no curto, médio e longo prazo.
*Ana Lúcia de Araújo Lima
Coordenadora Regional do Sebrae/RJ - Formada em Direito, com pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação pela HSM e MBA – Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela UFF