Sicoob

Revista O Lojista - edição 181 - página 11 - 02/03/2020

Banco Central apoia cooperativismo de crédito

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou no lançamento da agenda BC# na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em junho de 2019, que o órgão apoia fortemente o segmento cooperativista de crédito e vai fomentar o seu desenvolvimento. “Mesmo durante a crise da década anterior, o cooperativismo manteve-se firme. O número dos cooperados, em 2018, ultrapassou os 10 milhões entre pessoas físicas e jurídicas, ou seja, possui um crescimento maior que os demais segmentos desde 2013 não apenas em volume, mas também em percentual de participação na área bancária do Sistema Financeiro Nacional”, contou o presidente.

A expectativa, conforme Roberto Campos, é que o cooperativismo tenha um aumento da participação do crédito tomado pelos cooperados, de 24% (valor atual), para 40% em 2022. “O incentivo às cooperativas financeiras é uma das estratégias de inclusão, que faz parte dos pilares para o crescimento sustentável econômico do país”, divulgou.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o Sicoob é considerado o maior sistema de cooperativas de crédito do país. Atualmente, conta com 16 centrais, 451 cooperativas singulares, 2.904 pontos de atendimento e 4,4 milhões de associados em todo o território brasileiro.