Sicoob

Revista O Lojista - edição 181 - página 10 - 02/03/2020

A cooperativa Sicoob Credirochas encerrou o ano de 2019 com a previsão de um resultado de R$ 30 milhões de sobras brutas. Estas sobras, também conhecidas como lucro, são distribuídas para todos os cooperados de acordo com o valor das operações ou movimentação financeira realizada por eles. O repasse será realizado após as pré-assembleias e a Assembleia Geral Ordinária, prevista para o primeiro semestre de 2020, em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo.

Atualmente, a cooperativa de crédito atua nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, nas regiões Sul Fluminense e Serrana, oferecendo diversos serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, com taxas diferenciadas do mercado tradicional. “As condições comerciais nos tornam grandes competidores no mercado financeiro atual. Além disso, o resultado de cada agência é devolvido para os cooperados da localidade. Este é um dos grandes diferenciais do cooperativismo, pois fomenta a economia local gerando investimentos, poder de compra e, consequentemente, mais empregos”, explicou a superintendente regional, Giovana Simonaci.

De acordo com dados do Sistema Cooperativo de Crédito do Brasil (Sicoob), em agosto de 2019, o Sicoob Credirochas atende a 22,7 mil associados e possui 14 agências. Os resultados obtidos são de R$ 511 milhões de depósitos, R$ 26 milhões de poupança, R$ 347 milhões de operações de crédito, R$ 104 milhões de patrimônio líquido, R$ 645 milhões de ativos, R$ 60 milhões de capital social.

Expectativa para 2020

Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Valença e Teresópolis são as cidades que fazem parte da região gerenciada por Giovana Simonaci. “Em 2019, foram inauguradas três novas agências nas cidades de Valença, Resende e Teresópolis. Para este ano, estão programadas inaugurações nas cidades de Petrópolis e Nova Friburgo, expandindo a atuação na região Serrana”, adiantou.

Conforme o plano de expansão da cooperativa, o presidente Tales Machado, divulgou que nos próximos três anos serão abertas mais 16 agências. “Isto mostra o crescimento e a força do cooperativismo. Para os próximos anos, pretendemos atingir mais pessoas e negócios, apresentando as nossas soluções com taxas diferenciadas das praticadas pelo mercado”, contou.