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Revista O Lojista - edição 180 - página 13 - 11/12/2019

E para quem pretende aproveitar a expectativa de alta e investir, listamos aqui seis tendências para o varejo, em 2020, trazidas pela revista Exame:

1. Compras com RA
O futuro é agora: Realidade Aumentada (RA), aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA) estão aqui para ficar. Os varejistas estão aproveitando a tecnologia para preencher a lacuna entre o digital e o físico.

2. Personalização do produto
Os produtos únicos são um símbolo clássico do luxo: ter algo que mais ninguém no mundo tem. As lojas de comércio eletrônico estão oferecendo opções para personalizar sua compra, de monogramas bordados e esquemas de cores exclusivos. A personalização permite que compradores adquiram um produto adaptado especificamente às suas necessidades e estilo.

3. Pesquisa visual
Outra tendência de varejo movida a “IA”, a pesquisa visual, permite que os compradores encontrem um produto apenas tirando uma foto. A “IA” trabalha sua mágica para identificar o produto (ou similares) em vários sites com apenas um clique. O recurso Lens do Pinterest, por exemplo, usa a tecnologia “AI” e a câmera no aplicativo Pinterest para procurar pins visualmente semelhantes.

4. Experiências Omnichannel
O omnichannel é uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência com o usuário. Em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar. A ascensão do omnichannel certamente continuará em 2020, então, os varejistas precisam oferecer uma experiência de compra consistente em todos os canais, tanto on-line quanto off-line.

5. Entrega no mesmo dia
No que diz respeito às compras on-line, parece que as expectativas dos clientes, quanto ao tempo de envio, estão cada vez mais rápidas. Primeiro, veio a entrega em dois dias, depois, no dia seguinte. Mas, na era da gratificação instantânea, os compradores desejam seus pedidos o mais rápido possível.

Desde o Prime Air, da Amazon, que usa a tecnologia drone para entregar pedidos dos compradores em 30 minutos ou menos, até o surgimento de startups de robôs de entrega, a entrega está ficando cada vez mais rápida.

6. Compras sociais

O comércio eletrônico e as mídias sociais estão se entrelaçando. As postagens e as histórias do Instagram que podem ser compradas em lojas decolaram nesse ano. Sabemos que os consumidores são fortemente influenciados pelo que veem nas mídias sociais: poder comprar diretamente em sua plataforma social de escolha é o próximo passo lógico no comércio omnichannel.

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Agência Interagir