Comércio e Serviço

Revista O Lojista - edição 176 - página 26 - 09/08/2019

A Revista O LOJISTA foi em busca dos segredos que levaram o restaurante Casa Relicário a vencer a categoria “Melhor Petisco”, da 1ª Edição do Festival Gastronômico de Volta Redonda, o Volta de Boteco. E descobriu que o restaurante, especializado em comida brasileira, tem de melhor: um atendimento diferenciado combinado a pratos, que traduzem bem o Brasil, com influência portuguesa, quilombola, na época do Ciclo do Café, quando os negros escravizados e também os índios contribuíram para que o país tivesse hoje uma das gastronomias mais diversificadas do mundo.

E foi pensando nesta mistura brasileira que surgiu a ideia de criar a Casa Relicário, um lugar onde o cardápio é todo voltado para a gastronomia tipicamente brasileira. Os pratos variam desde filé mignon à parmegiana até trouxinha arretada, que foi o prato campeão da primeira edição do Volta de Boteco, festival de gastronomia, de Volta Redonda. Laci Mendonça, operador da Casa Relicário, contou para O LOJISTA um pouco sobre como foi o processo do estabelecimento até à premiação e os desafios de disputar o concurso de pratos, que foi bastante concorrido.

O LOJISTA: Como foi que você entrou neste mundo gastronômico?

Laci Mendonça: Eu tenho 48 anos de varejo e minha esposa, Simone, é médica. Nós não fazíamos parte desse ramo de gastronomia, viemos a fazer parte pelo Relicário Bistrô, onde tínhamos uma sociedade com os outros proprietários de lá e, consequentemente, entramos no ramo com eles. Há cerca de um ano, eu e minha esposa passamos a ser os operadores do restaurante Casa Relicário, que também funciona na Vila Santa Cecília, na Rua 27.

O LOJISTA: Qual é o objetivo principal da Casa Relicário?

Laci: Nós colocamos como meta principal, a satisfação de nossos clientes. O objetivo é o encantamento do público de modo em geral. Minha esposa no segmento dela e eu no meu. Procuramos mostrar ao público uma satisfação de atendimento e satisfação de gastronomia, pois como consumidor eu sempre busquei eficiência e exigência e não seria diferente agora que temos o nosso próprio estabelecimento servir de modo diferente os nossos amigos e clientes e convidados. Fazemos sempre pensando em tornar esse momento prazeroso e saboroso.
O LOJISTA: A Casa Relicário ainda é ligada ao Relicário Bistrô?

Laci: A ideia da Casa Relicário surgiu de uma sociedade no Relicário Bistrô, mas depois que foi desfeita, eu e minha esposa nos tornamos operadores da Casa Relicário. Hoje eu faço curso para ser chef de cozinha e aprimorar mais a parte organizacional, a gestão do restaurante, e elaborá-la um pouco mais, embora tenhamos uma pessoa altamente eficiente operando a cozinha.