Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 174 - página 30 - 04/06/2019

O inverno começa no dia 21 de junho, mesma data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção à Asma. E isso não é coincidência. Nesta época do ano aumenta a incidência de doenças respiratórias. De acordo com a médica coordenadora do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Unimed Volta Redonda, Dra. Keila Cristina dos Reis Barros, existem algumas razões que justificam a elevação dos casos dessas doenças no inverno e também no outono.

Devido às temperaturas mais baixas, as pessoas preferem ficar mais próximas e em locais fechados, o que resulta em aglomerações que facilitam a transmissão dos vírus. O clima mais seco também contribui para o aumento dos casos da doença. Ele favorece a desidratação de vias aéreas superiores, facilitando a penetração de vírus e bactérias, que se tornam prejudiciais para as pessoas. Além das mudanças severas de temperatura, que podem agravar sintomas alérgicos.

Apesar da incidência das doenças, existem formas de prevenção como: lavar bem as mãos com água e sabão ou esfregar solução alcoólica a 70% - forma rápida, eficaz e segura de evitar a transmissão de doenças; manter-se bem hidratado; evitar aglomerações e/ou com pouca circulação de ar que facilitam a contaminação pessoa-pessoa; manter hábitos saudáveis de vida como higiene, atividade física regular e alimentação saudável e usar lenços descartáveis.

Gripe X Resfriados

Gripe e resfriados também são comuns nesta época do ano. De acordo com a Dra. Keila, embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos com febre alta, cefaleia, dor no corpo, mal estar geral, entre outros. E pode evoluir com complicações bacterianas como sinusites e pneumonias, principalmente na população considerada de risco: crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Como a gripe pode evoluir com formas graves, a vacinação é a melhor forma de prevenção, além de medidas básicas para a manutenção da saúde. E assim como a gripe, outras doenças podem ser prevenidas com vacinas. O Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde) oferece um serviço diferenciado para a cidade de Volta Redonda: a Unidade de Vacinação.

A imunização contempla vacinas do calendário infantil, adulto e de saúde ocupacional. O serviço está disponível para clientes Unimed Volta Redonda e atendimento particular, das 9h às 13h e das 14 às 18h de segunda à sexta-feira. Aos sábados o atendimento é das 8h às 12h. O Pró Vida fica localizado ao lado do Hospital Unimed Volta Redonda, na Rodovia dos Metalúrgicos, 2500, Jardim Belvedere.