Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 174 - página 28 - 04/06/2019

* Marília de Sant’Anna Faria

Você já parou para pensar que as startups fazem parte da sua vida e do seu negócio? Talvez muitas pessoas não tenham percebido, mas essas empresas estão mudando nossa forma de viver, de se relacionar e, principalmente, de fazer negócios. Hoje, a maioria dos aplicativos que são utilizados para se locomover, se hospedar ou até mesmo para fazer compras, foi desenvolvida por startups.

Mas, de fato, o que é uma startup? Segundo a Lei Complementar nº 167, sancionada em abril deste ano, “startup é uma empresa de caráter inovador que visa aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos, os quais, quando já existentes, caracterizam startups de natureza incremental, ou, quando relacionados à criação de algo totalmente novo, caracterizam startups de natureza disruptiva”. Dessa forma, esses negócios estão diretamente ligados ao lançamento de produtos ou serviços inovadores em um cenário de extrema incerteza. Diferentemente das empresas tradicionais, as startups são bastante focadas nas validações e experimentos, visando ao contínuo aprendizado, replicabilidade, ganho de escala e, consequentemente, de receita.

Segundo a Associação Brasileira de Startups, o Rio de Janeiro ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com 922 negócios inovadores. Muitos criados com a orientação do Sebrae que oferece apoio não só para quem quer abrir uma startup, como também para o empresário que quer desenvolver uma e agregar mais valor para o seu negócio. Em especial, o escritório regional do Sebrae no Médio Paraíba tem se destacado com iniciativas pioneiras no estado, promovendo atendimentos, palestras, cursos e competições, estimulando não só o surgimento de empresas inovadoras e a geração de empregos, como também o crescimento regional e sustentável. Cabe aos lojistas saberem como melhor aproveitar as novas oportunidades que podem gerar mais escala para o seu negócio. Porque, assim como as startups, o lojista que inovar conseguirá oferecer novas soluções para atender as reais necessidades de seus clientes. Com isso, sua empresa se tornará mais competitiva e terá mais chances de crescimento em um mercado que se encontra em constantes mudanças.

* Marília de Sant’Anna Faria é analista do Sebrae Rio