Espaço CDL Jovem

Revista O Lojista - edição 174 - página 17 - 04/06/2019

Os clientes do shopping se interessaram pela campanha, assim que ficaram sabendo e puderam aproveitar o desconto. “É importante saber o quanto pagamos, porque, na maioria das vezes, não temos noção. Além disso, consegui fazer uma compra com desconto, o que é ótimo”, disse Aline Gomes, que é professora de Administração Empresarial, na UniFoa.

A loja Conexão, que tem três espaços, colocou toda a loja com o desconto do imposto. “No nosso setor, em cima do nosso montante, são 31% de imposto. Então hoje é um dia muito importante para o cliente conhecer esse lado da vida empresarial. A gente tem esse valor reduzido nas mercadorias, mas ganha com a quantidade de clientes que vêm e conhecem a loja”, disse Gustavo Batista, proprietário.

A ação é realizada todo ano pela CDL, que incentiva e estimula os lojistas parceiros a aderirem à campanha, mostrando a insatisfação com os altos valores de impostos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e muitas vezes, é isso que limita o poder de consumo dos brasileiros. Este ano, inclusive, tem uma petição no site oficial do projeto (www.dialivredeimpostos.com.br), onde a população pode protestar contra a tributação abusiva.

Sobre o DLI

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços retirando os impostos do valor final, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

Para se ter uma noção, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro  para a população.

O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.