Espaço Tributário

Revista O Lojista - edição 173 - página 27 - 06/05/2019

Por que os impostos para empresas de serviços são tão altos?

Vamos supor que um serviço é prestado a um cliente por um dos profissionais parceiros de um estabelecimento qualquer.

O estabelecimento recebe do cliente o valor integral do serviço e deve emitir uma nota fiscal sobre esse valor no nome da empresa. Só depois o repasse da porcentagem devida sobre o valor é feito para o profissional parceiro. Os impostos pagos pela empresa serão calculados com base no valor total das notas fiscais emitidas.

No momento em que é feito o repasse dos valores devidos para cada parceiro, uma segunda nota fiscal é emitida, dessa vez do profissional para a empresa, e o imposto acaba sendo cobrado novamente sobre o mesmo valor.

Essa duplicidade de impostos sobre o mesmo serviço é chamada de bitributação, e a grande maioria das empresas de prestação de serviços que trabalham com profissionais parceiros acaba sofrendo com isso aqui no Brasil.

E como evitar ser tributado duas vezes por um mesmo serviço?

Em uma situação hipotética, um salão de beleza repassa, em média, 50% do valor do serviço para seus profissionais parceiros. Se esse salão faturar R$ 30.000,00 em um determinado mês, pagará cerca de R$ 2.580,00 em impostos, já que pela faixa de faturamento enquadra-se no Simples Nacional (8,60% ao mês).

Se o valor distribuído para os profissionais parceiros fosse repassado diretamente, sem passar pela conta do salão, o faturamento real do salão seria, na verdade, de apenas R$ 15.000,00, e o imposto cairia para 6%, ou seja, R$ 900,00.

São R$ 1.680,00 mensais em economia. É uma redução de mais de 65% em impostos. O quanto isso daria em um ano? Seriam R$ 20.160,00 - mais que um mês de faturamento para esse salão.

Já em uma clínica, aonde o faturamento chega a R$ 100.000,00 por mês, a economia seria de R$ 7.750,00 mensais, ou R$ 93.000,00 por ano.
Vale lembrar que em nenhuma dessas situações o dono da empresa estaria sonegando impostos: a redução no valor pago em tributos ocorreria por que a bitributação deixaria de acontecer, ou seja, não seriam mais cobrados impostos duplicados sobre o mesmo valor tributável.

Como fazer o repasse de valores de forma automatizada e evitar a bitributação?

Hoje já existem no mercado serviços especializados em meios de pagamentos e sistemas de gestão de negócios que podem oferecer soluções para acabar com a bitributação.

Com soluções específicas para cada tipo de segmento, empresas que trabalham com profissionais parceiros, agora podem fazer a divisão de valores de uma mesma transação de forma automatizada.

A Granito, por exemplo, é uma maquininha de cartão que tem ajudado inúmeras empresas a acabar com esse problema, fazendo o repasse automático dos valores devidos aos profissionais parceiros.

Assim, a porcentagem correspondente desses valores vai automaticamente para a conta de cada parceiro, sem passar pela conta do estabelecimento.

Isso garante que a bitributação não aconteça, gerando uma economia de, em média, 60% com impostos, aumentando a margem de lucro da empresa e reduzindo o trabalho e a dor de cabeça com repasse de valores.

FONTE: Portal Terra