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Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 173 - página 22 - 06/05/2019

*Débora Ferreira Finamore e Eduardo Magalhães Sipaúba Melo

A NRF - Reail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, que acontece há 108 anos, em Nova York. Local onde os maiores players e executivos do mercado se reúnem para debater e apresentar as tendências para o setor. Este ano, o evento contou com mais de 40 mil participantes, superou a marca de 800 expositores e cerca de 500 palestrantes, em mais de 100 horas de conteúdo. Um turbilhão de inovação, tecnologia e muitas perspectivas sobre o futuro. 

Com o incremento exponencial das vendas online, os últimos eventos da NRF contaram com uma dúvida que permeava todos os conteúdos: o comércio digital vai matar a loja física? Na NRF 2019 os palestrantes foram unânimes ao responder esta pergunta: as lojas físicas vão continuar existindo desde que sejam complementares ao mercado digital. Interdependência é a palavra da vez! Você compra na loja virtual, mas pode provar e buscar na loja física. 

Nas compras online, o prazo de entrega - na China já se pratica entregas em 30 minutos - a inteligência que permeia as indicações são os fatores chave de sucesso. Já na loja física, o fator crucial é a criação de experiências incríveis. Tem que haver um motivo pelo qual o consumidor prefira se deslocar da sua residência para ir até uma loja, seja ela o contato direto com o produto, um local de encontro e networking, um local de aprendizado ou apenas a vivência de um momento divertido. 

Muitas grandes empresas estão abrindo pequenas lojas físicas para servir, não só de experiência, mas também de ponto de distribuição para reduzir o tempo de entrega para as compras online. Ou seja, deve-se calcular a rentabilidade das lojas físicas considerando o impulsionamento que ela é capaz de oferecer às vendas digitais. 

Nosso papel como varejista é estar antenado às necessidades e desejos dos clientes e criar uma gestão que permita a adequação do negócio na velocidade necessária para não perder mercado.  Faça a conta comigo: se ganhar um novo cliente custa 7x mais caro que manter o cliente atual, deve estar na gestão de toda empresa uma estratégia sólida para entender o que este cliente quer e como ele deseja consumir. Esse é o novo varejo: o cliente no centro da tomada de decisão e no redesenho dos de negócio!

*Débora Ferreira Finamore e Eduardo Magalhães Sipaúba Melo são coordenadores do Sebrae-Rio

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir