Notícias

Espaço CDL-VR

Revista O Lojista - edição 168 - página 5 - 07/11/2018

No dia 16 de outubro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Adriano Santos, se reuniu com o vereador pastor Washington Uchôa (PRB) para falar sobre acessibilidade. Adriano soube da emenda à Lei Orgânica do Município feita pelo vereado, e o convidou para discutir formas de implantar essa acessibilidade nas lojas da cidade. Participaram também da reunião o diretor-jurídico Yhel Paulo Esteves; a chefe de gabinete do vereador, Silvia Cury; e o engenheiro Marco Aurélio Cury.

O vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, fez uma emenda à Lei Orgânica do Município de Volta Redonda, acrescentando o inciso IV ao § 1º, do artigo 320, do Capítulo II - Do Comércio, que, em caso de estabelecimentos que não possuam rampas ou outros meios de acessibilidade eficazes, que assegurem o pleno acesso às pessoas com necessidades especiais.



- Achei importante abrir esse diálogo com o vereador, pois nos preocupados com os comerciantes da cidade. Alguns, infelizmente, não conseguem se adequar à lei, por não terem como disponibilizar essa acessibilidade, alguns ficam em sobreloja, por exemplo, de prédios que não possuem elevador. Muitas vezes, a própria rua não permite, por causa de caixas de esgoto, água pluvial, por exemplo – explicou Adriano.
Segundo o vereador, as lojas e o comércio em geral de Volta Redonda contam com acessibilidade reduzida, não possuindo, sequer, uma rampa de acesso ou um corrimão. 

“Na emenda, quando cito meios de acessibilidade eficazes, sugiro até que as lojas possuam rampas móveis. Isso facilitaria o acesso de cadeirantes e evitaria que as lojas precisassem de obras. Mas, não quero, de forma alguma, prejudicar os comerciantes de nossa cidade. Me comprometi com Adriano e com Yhel de revisar a emenda e fazer alguns ajustes, para que os lojistas não sejam prejudicados e nossos deficientes tratados com respeito “, afirmou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir