Informação & Ação

Revista O Lojista - edição 168 - página 10 - 07/11/2018

Ficar inadimplente é uma situação bastante incômoda que muitos brasileiros vêm passando durante esses anos. Reflexo de uma situação econômica complicada vivida pelo país, são mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo pesquisa do Serasa Experian. Isso afeta, inclusive, o comércio que acaba sofrendo também os efeitos desse problema, uma vez que o consumidor acaba optando muitas vezes por deixar de comprar ou ficando sem acesso ao crédito.

Entretanto, sempre há alternativas que auxiliam na regularização das dívidas. Para ter um final de ano tranquilo, é essencial recorrer a essas soluções para conseguir comprar presentes, fazer uma viagem, reformar a casa, etc. O SPC Brasil disponibiliza um serviço de consulta para que o consumidor saiba qual é sua dívida, o primeiro passo para se organizar e quitar.

Alguns outros passos, segundo o portal Serasa Consumidor, para se regularizar e ter seu nome limpo são: anotar tudo o que deve (através da consulta), organizar o orçamento para o pagamento, cortar gastos que não são essenciais, buscar renda extra, priorizar as dívidas com maior taxa de juros e negociar com os credores. A consulta é realizada nas unidades que ficam nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de cada cidade.

Saiba como funciona e o que deve fazer para limpar seu nome no SPC Brasil:

Procurar o SPC pessoalmente, portando:

Carteira de identidade
CPF

Terceiros:

Procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório;
Xerox do CPF e identidade do solicitante;
Apresentação do documento de identidade original do procurador.
O lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto a CDL.
A baixa é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio.
A CDL tem 24 horas para baixar o registro no seu banco de dados

Quem tem nome no SPC:

Não pode comprar a prazo;
Não pode ser avalista;
Não consegue financiamento em bancos e instituições financeiras.

Como o consumidor é notificado:

Recebe um comunicado do SPC da CDL. Ele tem 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar a dívida, caso contrário, o nome é incluído no cadastro do SPC.
Em Volta Redonda, o serviço é oferecido pela CDL, que fica na Rua Simão da Cunha Gago, número 19, bairro Aterrado. Mais informações ligar para o telefone (24) 3344-8050.