Décimo-terceiro salário cria expectativa no comércio

Revista O Lojista - edição 168 - página 8 - 07/11/2018

Mais de 80 milhões de brasileiros serão beneficiados pela liberação da primeira parcela do 13º salário, paga agora em novembro, e a segunda, em dezembro. Isso representa uma grande movimentação na economia, e faz com que os lojistas fiquem de olho na liberação, pois é um dinheiro que vem para ajudar a potencializar o poder de compra do consumidor, que já tende a aumentar nesse período.

Entretanto, a crise financeira vivida pode motivar a população a utilizar o dinheiro para quitar dívidas. Segundo o SPC Brasil, mais de 60 milhões de brasileiros estão negativados. O dinheiro do 13º salário pode ser também utilizado para regularizar essa situação.

O gerente da loja Lela Calçados, José Ailton de Souza, com mais de 20 anos de experiência no comércio, espera que tenha um aumento de 25% nas vendas, mas acredita que o foco seja na quitação de dívidas. “Acho que o pessoal vai utilizar esse dinheiro extra para acertar o que está devendo, ainda assim, esperamos que sobre alguma coisa para que venham comprar conosco”, disse.

Já o proprietário do Tamirão Material de Construção, José Gama, acredita que os clientes vão equilibrar na hora de utilizar o dinheiro. “Os consumidores esperam essa época para fazer uma reforma, deixar a casa mais bonita, então acredito que uma parcela vai se dedicar mais às dívidas, mas uma outra parte vai aproveitar para comprar”, complementou.

O pagamento do 13º salário vai injetar R$ 211,2 bilhões na economia brasileira até dezembro. O valor representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, beneficiando cerca de 84,5 milhões de trabalhadores do mercado formal, inclusive aposentados, pensionistas e empregados domésticos, segundo a Agência Brasil.