Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 166 - página 28 - 30/08/2018

*Cezar Vasques

Chegou a hora de arregaçar as mangas e iniciar os trâmites para cadastro e seleção de microempreendedores que ocuparão o entorno dos três palcos do Espaço Favela, a mais nova atração do Rock in Rio 2019. Com cenografia grandiosa, lúdica e bem colorida para retratar a diversidade cultural das comunidades do Rio de Janeiro, o espaço será um ambiente para impulsionar negócios, a partir do investimento nos talentos da gastronomia das comunidades.

Na parceria do Espaço Favela, Sebrae/RJ, Cufa e Viva Rio desenvolverão um programa em comunidades de Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti e Belford Roxo. Estão previstas ações de qualificação empresarial, formação de redes empreendedoras, acesso a serviços financeiros, formalização de negócios entre outras que fomentarão oportunidades de trabalho e renda nos territórios vulneráveis da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

O Sebrae, junto com a organização do festival, oferecerá oportunidade única para os pequenos negócios, que poderão estar em contato com cerca de 700 mil pessoas ao longo de todo o Rock in Rio. Todos receberão qualificação e suporte na legalização da operação e, após o evento, o Rock in Rio cederá os equipamentos para suas cozinhas, possibilitando assim a continuidade e alavancagem do seu negócio. A expectativa é que alcance 10 mil empreendedores, pequenos negócios e profissionais nas regiões selecionadas e durante o festival haverá um concurso para eleger os cinco melhores botecos do Espaço Favela.

A iniciativa reforça a crença no potencial empreendedor e realizador das favelas do Rio. Desde 2012 o Sebrae no Rio desenvolve metodologia específica de atuação com os empreendedores da base da pirâmide. Ao longo desses seis anos já foram feitos cerca de 30 mil atendimentos nas comunidades cariocas. Além de formalizar negócios, nossa principal missão é fomentar o empreendedorismo e fortalecer as pequenas empresas em territórios vulneráveis.

* Cezar Vasquez é diretor-superintendente do Sebrae/RJ