Notícias

Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 165 - página 30 - 26/07/2018

Este mês é conhecido como “Agosto Dourado”, que simboliza o incentivo ao aleitamento materno. A cada dia ouvimos falar mais sobre os benefícios do leite materno para o bebê e para a mamãe, que duram até à vida adulta da criança, reduzindo riscos de muitas doenças. Mas ainda é comum surgirem dúvidas sobre a amamentação. 

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos, possui todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  Iniciar alimentos complementares antes desta idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

O leite materno é rico em anticorpos, pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas como hipertensão e obesidade. A amamentação ainda fortalece a musculatura da face do bebê, melhorando o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala. Para as mães, o aleitamento materno ajuda que o útero volte ao tamanho normal; favorece a perda de peso e diminui as chances de câncer de mama. Reforça ainda o vínculo dela com seu filho. 

Existe leite fraco?

A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco. O leite materno é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e chamada de colostro. Ele tem alto valor nutritivo e é suficiente para atender às necessidades do bebê. É importante que a mãe beba bastante líquido, de dois a três litros por dia.

Apoio na amamentação 

Para auxiliar os pais e mães nos primeiros cuidados com o recém-nascido, o Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde) lançou o programa “Amor no Peito”. Além do apoio para a amamentação, o serviço auxilia na troca de fraldas; cuidado com o coto umbilical; postura para alimentar e dormir e higiene oral.  O Amor no Peito é um serviço particular. Para mais informações entre em contato pelo telefone (24) 3336-6087. 

Pró Vida

O Pró Vida ainda oferece aos clientes Unimed Volta Redonda o programa de puericultura “Desenvolver”, com informações sobre cuidados com o bebê, amamentação, imunização para a gestante e para o filho, entre outros. O programa conta com curso para mamães, oficinas com grupo multidisciplinar e atendimento por telefone com uma equipe de enfermagem. Para mais informações, entre em contato por (24) 3336-6087. 

FONTE: Unimed-VR

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir