Notícias

Excelência Mediação

Revista O Lojista - edição 165 - página 27 - 26/07/2018

Devido ao grande acúmulo de processos trabalhistas na Justiça do Trabalho do país, surgiu a necessidade de encontrar meios que ajudem as partes envolvidas a resolverem os conflitos por meio de acordos pacíficos, evitando o desgaste das disputas judiciais, fazendo com que ambos os envolvidos saiam satisfeitos. No Brasil, o modelo encontrado para é a medição, que surgiu no país com juizados autorizados a realizarem esses acordos, evitando a Justiça Comum.

A mediação é um acordo com validade jurídica que encurta o caminho para a solução do conflito e tem um alto índice de êxito. Empresas privadas especializadas trabalham, aliadas à Justiça, com o objetivo de ajudar a reduzir a quantidade de processos acumulados. Aqui em Volta Redonda, a empresa Excelência Mediação é pioneira no oferecimento desse serviço. 

Em diversas cidades do país, o serviço já é implantado, inclusive aliado a órgãos públicos e não-governamentais. No Rio de Janeiro, esse novo conceito vem ganhando força, o que motivou os sócios, Arnon Arbex e Guilherme de Castro, a trazerem os serviços da empresa que tem sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, para Volta Redonda.

Guilherme de Castro e Arnon Arbex, sócios na Excelência Mediações

“Nós trabalhamos em duas frentes: antes e depois de judicializado o processo. Aqui na região, somos a única câmara privada que tem credenciamento num Tribunal de Justiça para praticar esse serviço”, falou Guilherme, que apostou especificamente em Volta Redonda, devido ao potencial de crescimento da cidade e influência de inovação no Sul Fluminense.

Segundo Guilherme, as câmaras de mediações oferecem também uma maior rapidez e um menor gasto, com 70% de resolução dos casos. “Nossa média, baseada em casos que já atuamos, é de 120 dias para resolvermos e acertarmos o acordo. O sistema público tem uma faixa de 16% de êxito nesses acordos e isso, não por incompetência, mas porque é sobrecarregada”, afirmou Arnon. Para ser um mediador de conflito, é necessário que o profissional tenha graduação há pelo menos dois anos e curso especializado na área de mediação. 

No exterior, esse modelo já faz parte do dia a dia das empresas. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo pesquisa do Instituto Scheinman em Resolução de Conflitos, da Cornell University, em 2011, 85% das empresas utilizam frequentemente o serviço. No Brasil, é algo relativamente novo, mas já vem provando que é uma alternativa bastante eficaz. Em dados apresentados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 25% dos casos trabalhistas, foram conciliados através de mediações extrajudiciais, o que representa cerca de 1 milhão de processos resolvidos. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir