Palavra do Presidente

Revista O Lojista - edição 163 - página 3 - 08/06/2018

Estamos caminhando para o segundo semestre do ano e precisamos estar preparados para que os próximos seis meses tragam excelentes resultados. A economia volta a dar sinais de recuperação, com um leve aumento nas vendas, mas cada um de nós, lojistas e prestadores de serviços, precisa buscar ideias para melhorar ainda mais, transformando a crise em criatividade. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) tem buscado ajudar, oferecendo cursos, palestras e diversos eventos para trazer novidades a atualizações sobre o que tendência, tecnologia, mudanças em leis e muito mais.
Nossa agenda de cursos é alinhada com o Sebrae, numa parceria por meio do programa Capacitar, e boa parte dos cursos e oficinas é de graça. Aprender sobre gestão, marketing, logística, por exemplo, é fundamental para o bom desempenho de uma empresa. Acreditamos que quanto mais preparado estiver o empresário e seus colaboradores melhores serão os resultados, porque se cria uma conexão com a equipe, qualificando o profissional para atuar nas diversas áreas. A CDL está sempre disposta a colaborar com ideias, sugestões e buscando essa integração.
Temos realizado mensalmente, a Mesa Contábil, um espaço para tirar dúvidas sobre legislação e questões tributárias. Realizamos o primeiro Almoço Empresarial, que foi um sucesso, com uma palestra de quem entende de serviços em saúde, o presidente da Unimed-VR, Luiz Paulo Tostes, que mostrou o quanto a cooperativa vem crescendo e oferecendo atendimentos em diversas áreas, com excelência em qualidade. Sediamos o Rio em Ação, que possibilitou os empresários conhecerem linhas de créditos, oferecidas com baixo custo,  entre outros eventos.

Também ficamos muito felizes em ver o sucesso do Rua de Compras, o primeiro deste ano e a sétima edição do projeto, criado no ano passado. Vimos lojistas otimistas, que compraram a ideia, fazendo promoções, e consumidores comprando, aproveitando o domingo com a família. Mais uma vez o evento, que conta com a parceria da Prefeitura, Aciap e Sicomércio, mostrou que já é uma referência na região.
Mostramos, junto com a CDL Jovem, o quanto pagamos de impostos, uma carga tributária absurda e prejudicial. Imaginar que os quatro primeiros meses de nossos salários são para pagar impostos é muito triste. O DLI (Dia da Liberdade de Impostos), que acontece em maio em todo o país, vem tentando conscientizar os consumidores sobre esse excesso de tributos e taxas e o quanto é importante a Reforma Tributária.
Esperamos que todas as ações, conjuntas ou não, mas que sejam em prol do crescimento da nossa cidade, continuem trazendo resultados positivos. E que, cada vez mais, possamos nos unir buscando o desenvolvimento sustentável, gerando empregos e criando novas oportunidades de negócios.
Que o  Dia dos Namorados, agora em junho, nos traga boas notícias, com excelente vendas para todos.

Adriano Santos

Presidente da CDL-VR