Novo modelo de empresa surge com Era do Compartilhamento

Revista O Lojista - edição 157 - página 24 - 08/11/2017

Com a constante evolução das novas tecnologias, atualmente, vivemos a Era do Compartilhamento, ideia fortificada com o surgimento das redes sociais. Esta etapa não traz mudanças apenas para a vida pessoal e cotidiana, mas também para as empresas e seu tratamento com os clientes. Baseado neste critério, Marcelo de Carvalho e Carlos Henrique Martins criaram em março de 2015 o Clube de Negócios, o primeiro escritório compartilhado da cidade de Volta Redonda.

Carlos Henrique Martins morou em São Paulo durante alguns anos e conheceu esse sistema, mas o plano ficou adormecido no início. Ele já tinha um escritório em Volta Redonda, era um showroom de vendas, só que os negócios cresceram e ele teve que mudar. Foi neste momento em que lhe foi oferecido o atual local, um espaço muito grande que permitia ampliar não só o espaço, mas também os negócios. “Começamos apenas com um cliente. Foi muito difícil no começo e ainda é. Fazer uma divulgação para esse serviço é difícil, pois precisamos entregar o conceito do que nós oferecemos para um público que não conhece. Hoje, temos em torno de 70 clientes”, enumerou Carlos.

O LOJISTA: Por que abrir um negócio com foco no princípio de compartilhamento?
Carlos Henrique: As pessoas ainda estão muito presas àquele conceito antigo do trabalho, mas já perceberam que quando se monta um escritório de trabalho, surgem dificuldades burocráticas. Tem a parte de conseguir o espaço, ter um fiador ou seguro fiança, fazer instalação dos serviços de telefone e internet, mobília, secretariado, manutenção do local e dos equipamentos. A gente oferece tudo isso por um preço bem menor do que o preço que ele teria em um escritório convencional. Além disso, temos a flexibilidade do horário. Ele pode ter o serviço conforme a disponibilidade que ele precisa. Tivemos um cliente que começou o negócio com quatro horas por mês, mas cresceu e tivemos que orientá-lo a aumentar. Passou para oito horas, depois para 12, 20 e agora ele tem uma sala fixa.

O LOJISTA: Quais são as vantagens do seu negócio?
Marcelo: A grande vantagem para o cliente é o custo benefício, pois você tem um desconto em torno de 70% em relação ao tradicional. Dependendo do plano, chega até a 90%. Em tempos de economia em crise, é uma boa pedida.

O LOJISTA: Qual é o diferencial do Clube de Negócios?
Carlos Henrique: Praticidade, facilidade e custo. Um dos nossos produtos que mais queremos investir é o domicílio fiscal, em que o nosso cliente pode emitir sua nota fiscal pelo nosso endereço, um benefício concedido pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas, CNAE. Isso é ótimo para a cidade de Volta Redonda, porque o imposto (ISS) vai para a prefeitura.

O LOJISTA: Qual é o objetivo da empresa?
Carlos Henrique: Oferecer um serviço de qualidade e de gestão com conforto para o profissional e seus clientes. Nós também queremos oferecer pacotes maiores de serviços com outros nichos de trabalho. Além de consolidar nosso serviço.

O LOJISTA: Por que ser parceiro da CDL de Volta Redonda?
Marcelo: A parceria com a CDL é muito importante. Primeiro, pela credibilidade da instituição perante o mercado. Associando-nos, queremos usufruir disso. A CDL também oferece um pacote de serviços diferenciados, assim como nós. Essa sinergia pode trazer benefícios múltiplos. Estamos compartilhando espaços, contatos e serviços. Essa parceria tem tudo para dar certo.