Desafios de um jovem empreendedor

Revista O Lojista - edição 156 - página 7 - 13/10/2017

Em tempos de crise e falta de emprego, a escolha dos jovens tem sido cada vez mais uníssona: começar um novo negócio. Mas, apesar de variados, os desafios são os mesmos há décadas, inclusive o de investir e manter a marca. Por isso, há empresas em Volta Redonda especializadas em novos negócios, que orientam aspirantes a empresários a abrirem seu negócio e conquistarem o mercado.

Gilberto Paiva, dono do Paiva Supermercado, também passou por vários desafios ao começar seu negócio, aos 28 anos. “Comprei parte da empresa que meu pai era o único proprietário. Nessa sucessão familiar, é natural encontrar resistência ao tentar implantar inovações. Outra dificuldade foi pegar um negócio que era de domínio nosso, no caso o açougue, e colocá-lo dentro de um negócio novo, o supermercado. Tínhamos pouco tempo para aprender a gerir essa nova realidade”, relembrou.

Se estabelecer perante à concorrência também não foi algo fácil. Todo o aprendizado adquirido na faculdade e trabalhando no marketing de outras empresas foi o que o ajudou a aplicar novidades em sua própria loja. Para ele, a questão era adaptar os conceitos das grandes companhias para o comércio de uma pequena empresa familiar.

Também presidente da CDL Jovem, Gilberto Paiva, disse que entrar na diretoria o ajudou muito a passar por esse momento. “Era a oportunidade, a qual, eu precisava. Conviver com jovens empreendedores que estavam passando pelos mesmos problemas que eu; ter acesso a cursos e palestras; conversar com os grandes empreendedores locais. Isso me ajudou a enxergar bem mais longe e planejar melhor os meus passos”, disse.

Ajuda profissional

Ailton Medeiros, proprietário da AM Coaching, disse que, possivelmente, a maior dificuldade de um jovem empreendedor seja a falta de habilidade para lidar com a realidade de que empreender vai além da capacidade de abrir uma empresa.

“Para estabilizar seu negócio, a primeira necessidade é entender que seu negócio existe para servir e fazer a diferença na comunidade onde está inserido e não o contrário. Embora o senso comum afirme que quanto antes melhor, não existe um prazo de retorno sobre investimento ideal. Por isso, é de suma importância manter controle sobre o fluxo de caixa, de forma a se preparar para oscilações financeiras”, orientou.

Por ser uma tarefa difícil, para Ailton, é importante que a pessoa perceba que precisa de um auxílio profissional na hora de abrir uma empresa. “Reconheça a necessidade de ajuda, seja humilde, ouça com atenção e coloque em prática todas as dicas e recomendações que um profissional sério, qualificado e experiente possa lhe dar. Lembre-se que você está empreendendo e que tanto o seu negócio quanto você está em processo de desenvolvimento”, indicou.

Ailton lembrou que, antes de abrir um novo negócio, é importante observar as tendências do mercado. “E antes mesmo de optar por empreender, vale à pena se perguntar: Em que eu sou bom? O que me dá alegria e prazer? O que as pessoas pagariam para eu fazer? As respostas para estas perguntas indicarão o que você faz de melhor, com o menor esforço possível. Este é o seu ponto forte. Invista nele!”, concluiu.