Notícias

Vice-presidente da CDL-VR participou de reunião sobre Segurança Pública

Revista O Lojista - edição 146 - página 10 - 16/11/2016

Uma reunião no dia 24 de outubro, no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, com empresários e representantes das polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, discutiu medidas para reduzir o alto índice de crimes sofridos pelo comércio. Só este ano, foram registrados 64 roubos e furtos até setembro, mais do que o dobrou no mesmo período de 2015. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Rio, o ISP. O vice-presidente da CDL-VR, Adriano dos Santos, participou do encontro.

Segundo ele, a situação é crítica, nos principais pontos comerciais, como o Centro, Aterrado, Vila Santa Cecília e Retiro. “Esperamos que com essa reunião, haja um reforço da segurança, principalmente, nesses dois últimos meses, quando aumenta o fluxo de pessoas no comércio já por causa do Natal. Nós, comerciantes, também precisamos fazer a nossa parte, registrar todos os tipos de crimes, porque ajuda a definir os pontos que precisam de maior cobertura da polícia, que vem tentando fazer um bom trabalho, apesar da crise financeira do Estado do Rio”, acrescentou.



O delegado de Volta Redonda, Marcelo Russo, disse que a Polícia Civil vem investigando esses crimes e traçando perfil desses bandidos que estão agindo na cidade. “Infelizmente, com a redução de empregos, houve um aumento no número de furtos e roubos às lojas, mas estamos trabalhando para combater e esperamos conseguir prender esses criminosos com a ajuda da Guarda Municipal, dos próprios comerciantes, da Polícia Militar e das câmeras de segurança, tanto das ruas quanto das lojas, porque ajudam a identificar quem está cometendo esses crimes”, comentou.

O comandante da Polícia Militar, Damião Luiz Portella, reforçou a importância do registro na delegacia, quando houver esse tipo ou outro de crime. “Para que possamos identificar essas áreas, o comerciante precisa registrar, porque se a gente não soube onde há problemas, fica difícil traçar um planejamento de atuação, definido pela mancha criminal. E qualquer atitude suspeita liguem para o 190 que mandaremos uma equipe ao local”, disse.

A Câmara de Dirigentes Lojistas orienta os comerciantes a investirem em câmeras de segurança, reforçar a parte externa como telhados, vitrines, portas e portões. Além disso, quem puder colocar segurança à noite, quando aumenta o índice de furtos. Outra dica é não ter a mesma rotina de ir ao banco, ou seja, mudar sempre os horários e não abrir ou fechar as lojas sozinhos.“Precisamos, nos proteger, porque apesar do policiamento, ele ainda é pequeno perto da quantidade de lojas que existem hoje na cidade. Além disso, estamos abertos para ouvir os lojistas, para que possamos ter informações e manter os órgãos de segurança pública informados”, reforçou a presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir