O projeto Inova Varejo, desenvolvido pela CDL Jovem Nacional, tem auxiliado empresários de todo o país na gestão de suas empresas. Mais de 300 aplicativos foram testados e a seleção de mais de 50 foi feita, baseada na facilidade de usabilidade e na utilidade para diversos segmentos e tipos de negócio. Através do portal www.inovavarejo.com.br, o usuário pode baixar aplicativos voltados para os serviços de administração, atração, exposição, retenção, tendências, vendas e pagamento.
Em entrevista exclusiva para a revista O LOJISTA, da CDL Volta Redonda, o presidente da CDL Jovem Nacional, Pablo Guterres, ressaltou a importância do portal, principalmente, na gestão de micro e pequenas empresas. “A plataforma busca aproximar os empresários de ferramentas que auxiliem na gestão de seu negócio. Buscamos desmitificar as novas tecnologias, mostrar aos empreendedores que existe uma gama de recursos, muitas vezes gratuitos e simples de usar, que podem auxiliar o seu trabalho”, disse.
A facilidade do acesso, tanto do portal quanto do aplicativo, também foi uma das principais preocupações dos desenvolvedores do Inova Varejo. Basta acessar a aba de opções, selecionar o aplicativo e baixar. É possível encontrar ferramentas para obter dicas de como montar uma vitrine; avaliar a reputação dos estabelecimentos; gerar fluxo de clientes na loja; expor a loja na internet; ter acesso a serviços de gestão de finanças, vendas e funcionários; gerir redes sociais através de alguns cliques. O empresário poderá, ainda, dar opinião sobre a ferramenta.
#galeria#
“O portal é bem didático. É segmentado de acordo com diferentes necessidades, com ferramentas categorizadas. O site é autoexplicativo, com uma navegabilidade bem simples. Captamos comentários de empresários que já utilizam as ferramentas em diversas funções, com exemplos de como o programa pode ajudar”, comenta Pablo Guterres.
O presidente da CDL Jovem Nacional orienta que os empresários utilizem os aplicativos de acordo com a categorização, para que eles sejam realmente eficazes na gestão do negócio. “A nossa dica é que o empresário comece a resolver um problema de cada vez, pois não será o Inova Varejo que irá solucionar todos os problemas da empresa. Por isso, é importante ele detectar quais são as prioridades e as maiores necessidades”, afirmou.