Notícias

Dicas para novos empresários: o que você precisa saber para ter sucesso

13/01/2020

Sendo assim, mesmo em um momento economicamente tão difícil para o Brasil, muitas pessoas ainda têm o sonho de abrir seu próprio negócio. Essas motivações fizeram com que, no último ano, a taxa de empreendedorismo no Brasil crescesse 39,3% com relação ao ano anterior. 

Infelizmente, ao longo do caminho da criação da própria empresa, alguns obstáculos podem surgir. Entre eles a obtenção de crédito para investir no negócio, a concorrência e a capacitação profissional podem acabar atrapalhando o novo empresário.

Mas o que fazer com toda a vontade de empreender, somada à essas questões que parecem, algumas vezes, difíceis de resolver? Além disso, como abrir uma empresa que não faça parte da estatística de forma negativa e não fechar as portas antes dos cinco primeiros anos?

Dicas para novos empresários

Certamente cada empresa é diferente e tem suas peculiaridades. Assim como cada mercado tem uma forma de se portar e seus concorrentes.  Contudo, algumas dicas para novos empresários podem ajudar muito na hora de dar o primeiro passo e começar seu próprio negócio.

Empreenda de acordo com suas características
É fundamental que você se conheça e busque satisfação no trabalho que pretende exercer. Conhecer suas qualidades e limitações e buscar um negócio que atenda estas características é fundamental. 

Desapego é fundamental

Lembre-se que buscar um negócio que vá de acordo com o seu perfil não é o mesmo que criar uma empresa para você. Embora ela precise refletir seus valores, ela também deve ser feita para os consumidores. Aceite críticas, aprenda e mude.

Referências

Uma dica para novos empresários que é fundamental: buscar sempre referências. Procure cases, livros, cursos (presenciais ou online) e tudo que possa servir de base para a construção do negócio. Além disso, tente conversar com empreendedores de sucesso para saber quais foram as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos. O Sebrae oferece ótimas opções em cartilhas gratuitas para download e cursos que podem auxiliar nesta etapa.

Sem preguiça!

Esteja preparado para exercer mais de uma função. Afinal, o início pode ser difícil e provavelmente será necessário que você seja multitarefa. Nem sempre as empresas começam com a contratação de funcionários e é importante que o novo empresário esteja disposto a pôr a mão na massa onde for necessário.

Perseverança 

Alguns empecilhos podem aparecer no meio do caminho, mas a dica é sempre persistir. Antes de começar o seu negócio, estude bem o mercado em que deseja se inserir. O Sebrae também oferece videoaulas que auxiliam na realização destes planos de ação e estudo de mercado e riscos.  Buscar referências em outros sites específicos do mercado onde você pretende se inserir é outra dica para novos empresários fundamental.

A alma do negócio

Invista em comunicação, as pessoas precisam conhecer sua empresa. Conhecer seu público e chegar até eles por meio da comunicação. O mais indicado seria procurar uma agência para ser orientado. Muitas vezes, no início, o empresário não consegue fazer esta contratação. Nesses casos, é importante buscar referências de comunicação em empresas inseridas no mesmo ramo e estudar cases de outros negócios.

Renovação sempre

É importante que o empresário não fique acomodado. Mesmo que seja o início, é necessário estudar sempre a movimentação do mercado e buscar novas ideias. Além das dicas para os novos empresários, é fundamental aprender com os erros. Observar cases e tentar absorver o máximo de informação deles, pode evitar que você cometa o mesmo erro de outros empresários. Começar seu negócio sem um plano estratégico pode prejudicar sua empresa futuramente. Atuar de forma informal, sem prestar atenção nas suas obrigações financeiras é outro grave erro cometido por novos empresários, mas muito comum. Começar um novo projeto desta importância é algo positivo e tem grandes chances de dar certo desde que seja pensada com cuidado.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir