Notícias

Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 177 - página 30 - 24/09/2019

Setembro é conhecido como o mês de conscientização do Alzheimer, doença que compromete de forma lenta funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento. Segundo dados do Ministério da Saúde, há estimativas que até 2025 existam cerca de 34 milhões de casos da doença. Por isso, a Unimed Volta Redonda ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado. 

Os principais sintomas do Alzheimer são: perda de memória para acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta em um curto período de tempo; dificuldade para acompanhar conversas e afastamento do convívio social. O diagnóstico precoce é uma das formas mais eficazes de desacelerar a evolução da doença e garantir melhor qualidade de vida. 

Com o tempo, a pessoa com Alzheimer precisa de cuidados intensivos para executar atividades diárias. Embora a doença não tenha cura, é possível preservar por mais tempo as funções intelectuais. Somente o médico pode diagnosticar a doença e indicar tratamentos. 

Como prevenir

Atitudes diárias simples podem fazer diferença na vida de todos: 

- Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia;
- Optar por uma dieta rica em frutas, verduras e legumes;
- Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar;
- Praticar regularmente atividades intelectuais, como palavras cruzadas e cubo mágico.

Fonte: Unimed VR

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir