Comércio e Serviço

Revista O Lojista - edição 177 - página 28 - 24/09/2019

Nos últimos anos, uma das palavras mais utilizadas em diversos meios foi inovação. Diversos setores tiveram que se reinventar, criar e trazer alternativas diferentes para acompanhar as novidades. Seguindo essa linha, surgiu um mercado diferente que chama bastante a atenção: o da técnica Reborn, que faz bonecos realistas, com traços extremamente parecidos com bebês reais.

Aqui em Volta Redonda existe uma empresa que trabalha com essa arte. Camila Leopoldino, há um ano, montou um ateliê em sua própria casa e iniciou a produção dessas bonecas, atraindo a atenção de muitas pessoas, do público infantil ao adulto, e de diversas cidades aqui da região. Ela, que aprendeu sozinha através da internet, depois foi se aperfeiçoando com cursos. O LOJISTA foi conhecer essa técnica.

O LOJISTA: Como surgiu o interesse de investir neste ramo?

Camila Leopoldino: Começou com a minha filha, que viu um bebê reborn na internet e me pediu. Eu vi, me interessei e procurei fazer uma, com a intenção de presenteá-la. Foi então que algumas pessoas viram, gostaram e começaram a fazer pedidos. Comecei a produzir, montei o ateliê em casa mesmo e passei a comercializar, em 2018.

O LOJISTA: Como você tem observado o crescimento deste mercado?

Camila: Cada vez mais essa técnica tem se tornado conhecida. O crescimento é bem significativo e a procura tem aumentado. A Reborn já fazia sucesso no exterior, mas aqui no Brasil, é uma técnica relativamente nova, então, não tem muitas pessoas trabalhando com isso ainda, o que é bom, porque temos um mercado maior. A internet ajuda bastante nesse processo.

O LOJISTA: Qual é o principal público de vocês e como fazem para atingi-los?

Camila: Nosso público é bastante dividido entre o infantil e o adulto. Muitas pessoas mais velhas são apaixonadas pela arte e se tornam colecionadores, então, é bem dividido mesmo. E para divulgação, a internet é, sem dúvidas, muito importante, essencial. Mas utilizamos também um marketing pessoal, que é o principal. Levamos uma boneca e um cartão. As pessoas se surpreendem muito pelo realismo, até confundem, e acabam se interessando. Além da indicação dos próprios clientes.

O LOJISTA: Qual é a sua opinião sobre essas invenções e inovações do mercado?

Camila: As inovações são importantes demais. Por exemplo, essa não era nossa principal renda, mas hoje em dia agrega muito no nosso orçamento. Tudo a partir de um interesse que aconteceu de uma maneira bem espontânea, especialmente pela minha filha, e hoje soma muito nas nossas vidas. E também, dentro da empresa, não podemos parar. Já começamos com uma nova linha, a pet reborn, que reproduz animais realistas.

O LOJISTA: Quais desafios você encontrou?

Camila: No início, houve mais dificuldades. A falta de estrutura foi o maior obstáculo, por ser uma técnica nova, ter que se deslocar para os grandes centros. Foi um pouco complicado também conhecer o mercado de fornecedores, porque a maioria dos produtos é importada. Mas conseguimos superar esses desafios e hoje temos uma facilidade maior com tudo isso. Não foi fácil, foi fruto de muito esforço, mas hoje estamos felizes com o resultado que temos alcançado.

O LOJISTA: Qual a importância da parceria com a CDL-VR?

Camila: Ser associado foi uma ótima escolha que fiz. Conhecemos a CDL através de um amigo que é associado e logo nos interessamos. O atendimento é muito bom, os consultores são bastante atenciosos e a divulgação que nos dá também. Ficamos muito contentes em participar da revista. É muito importante ter este espaço.