E-commerce: o presente e o futuro do comércio

19/07/2019

O que é e-commerce? Algumas pessoas ainda acreditam que qualquer tipo de venda que seja feita dentro da internet pode ser definida desta forma. Porém, há outros modelos de negócio que podem causar confusão, como o marketplace. Falaremos dele no decorrer deste texto.

Mesmo o Brasil passando por uma crise financeira há mais de quatro anos, o e-commerce mostra força e seu crescimento é notável. Se os resultados preocupam e caminham devagar nas lojas físicas, o mercado virtual foi no sentido contrário: obteve crescimento de 12% em relação ao ano anterior e faturamento na ordem de R$59,9 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De acordo com o estudo, o que ocasionou as compras online foram as buscas no Google, já que 52% dos pedidos são vindos deste site.

O e-commerce só consegue receber essa nomenclatura quando ele traz os produtos de uma empresa, sendo ela revendedora ou até mesmo fabricante, numa plataforma totalmente virtual. O usuário escolhe o produto, efetua o pagamento e, em poucos dias, a mercadoria está em sua casa. Mas para trabalhar com o e-commerce há dois princípios básicos: saber lidar com vendas e com atendimento ao cliente. Este último, por ser pela internet, não há um horário definido para contatos e vendas.

Conforme seu negócio virtual cresce e se desenvolve, a estratégia de vendas começa a necessitar de cuidados maiores da área de marketing, de acordo com as tendências do mercado e público-alvo.

Marketplace

Uma plataforma marketplace pode ser comparada a um shopping center. Isso porque diversas marcas disponibilizam seus produtos a milhares de compradores, mas tudo é resolvido em um ambiente online.

O e-commerce, como falado anteriormente, é um site que disponibiliza produtos para compra. Porém de uma única loja. Já o marketplace é um ambiente também online que contém inúmeras marcas e produtos, deixando o cliente a vontade para escolher e comparar preços e ofertas. É um investimento de abrangência nacional, com um custo mais barato do que um e-commerce, já que o empresário não precisa se preocupar com alguns gastos, como, por exemplo, de servidores, divulgação da loja, custos operacionais etc.

O marketplace pode ter vários focos como, por exemplo, no ramo industrial. Uma solução para as empresas que querem facilitar o contato com outras empresas, seus futuros clientes, é o B2B.

Por ser um ramo mais direcionado, o contato precisa ser diferente, já que a conversa não é mais com o consumidor final, mas sim com outras empresas. Porém, o objetivo continua o mesmo, ou seja, vender.

Com isso, por meio de estratégias de marketing, a empresa consegue se desenvolver e convencer os clientes que podem colocar os produtos em sua loja.

Por que escolher o e-commerce?

Os preços são um dos principais motivos para comprar pela internet. Já que, em comparação a loja física, a virtual costuma sair mais barato por não ter taxas que são cobradas presencialmente, como a comissão do vendedor. Outro ponto é a praticidade e agilidade na hora de comprar, principalmente para quem gosta de comparar marcas e preços.

Para quem está querendo comercializar seus produtos pela internet, escolher o e-commerce pode ser favorável para agilizar o processo de vendas, principalmente com o pagamento, já que com apenas “um clique” a compra pode ser finalizada.

Investir nessas plataformas é inerente ao sucesso do negócio, já que com o crescimento de acessos a internet está cada vez maior, onde podemos fazer tudo com apenas um clique e na palma da nossa mão.

FONTE: Portal E-Commerce