Atividade industrial cresce 1,1% em abril, informa CNI

03/06/2019

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta segunda-feira (3), com base em indicadores industriais, que as horas trabalhadas na produção industrial cresceram 1,1% em abril em comparação com o mês de março.

Neste mesmo período, a utilização da capacidade instalada (nível de uso do parque fabril) subiu 0,6 ponto percentual e atingiu 77,8%, o maior índice desde agosto de 2018, após ajuste sazonal.

"As horas trabalhadas na produção [indicador do nível de atividade] estão oscilando desde o fim de 2017 e mostram uma leve tendência de alta desde o fim do ano passado", observou a entidade.

Faturamento
O faturamento da indústria, por sua vez, teve alta de 3,3% em abril ante março, nas séries sem influências sazonais. Apesar do aumento, não se conseguiu reverter a queda de 4,9% em março na comparação com fevereiro, acrescentou a CNI.

Já o emprego na indústria cresceu 0,1% em abril frente a março, na série livre de influências sazonais. A entidade avaliou que o emprego continua estável, com pequenas oscilações, desde março de 2017, quando terminou uma longa trajetória de queda no indicador.

A massa salarial dos trabalhadores do setor aumentou 0,5% em abril, contra o mês anterior, e o rendimento médio do trabalhador cresceu 0,9% em abril ante março, nas séries livres de influências sazonais.

"Enquanto o índice de massa salarial vinha de três quedas consecutivas, com recuo acumulado de 3,9%, o rendimento cresce pelo segundo mês consecutivo. Apesar da alta, o indicador vem de uma trajetória de retração ao longo de 2018", concluiu a Confederação Nacional da Indústria.

FONTE: G1