Notícias

Presidente da CDL de Volta Redonda se reúne com vereador pastor Washington Uchôa

18/10/2018

Nesta terça-feira, dia 16, o vereador pastor Washington Uchôa (PRB) esteve na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Volta Redonda, a convite do presidente Adriano Santos, para falar sobre acessibilidade. Adriano soube da emenda à Lei Orgânica do Município feita pelo vereador, e o convidou para discutir formas de implantar essa acessibilidade nas lojas da cidade. Participaram também da reunião o diretor jurídico Yhel Paulo Esteves, a chefe de gabinete do vereador, Silvia Cury, e o engenheiro Marco Aurélio Cury.

O vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, fez uma emenda à Lei Orgânica do Município de Volta Redonda, acrescentando o inciso IV ao § 1º, do artigo 320, do Capítulo II - Do Comércio, que, em caso de estabelecimentos que não possuam rampas, ou outros meios de acessibilidade eficazes, que assegurem o pleno acesso às pessoas com necessidades especiais.

- Achei importante abrir esse diálogo com o vereador, pois nos preocupados com os comerciantes da cidade. Alguns, infelizmente, não conseguem se adequar à lei, por não terem como disponibilizar essa acessibilidade, alguns ficam em sobreloja, por exemplo, de prédios que não possuem elevador – explicou Adriano.

Segundo o vereador, as lojas e o comércio em geral de Volta Redonda contam com acessibilidade reduzida, não possuindo, sequer, uma rampa de acesso ou um corrimão. 

- Na emenda, quando cito meios de acessibilidade eficazes, sugiro até que as lojas possuam rampas móveis, isso facilitaria o acesso de cadeirantes e evitaria que as lojas precisassem de obras. Mas, não quero, de forma alguma, prejudicar os comerciantes de nossa cidade. Me comprometi com Adriano e com Yhel, de revisar a emenda e fazer alguns ajustes, para que os lojistas não sejam prejudicados e nossos deficientes tratados com respeito – disse o vereador, que aproveitou o momento para convidar Adriano para a próxima reunião do grupo de trabalho para inclusão de PCD (Pessoa com Deficiência), que será realizada segunda-feira, dia 22, no auditório da prefeitura, às 16h. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir