Profissionais da área contábil recebem palestra sobre compliance

24/05/2018

No dia 23 de maio, quarta-feira, aconteceu na sede da CDL-VR, uma palestra sobre compliance, que discutiu como essa atividade pode funcionar como instrumento de competitividade no mercado. O palestrante convidado foi Cláudio Carneiro, advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Compliance e teve participação do engenheiro Luiz Sérgio Loques, secretário executivo do CODESE-VR.

O objetivo do evento foi levar conhecimento sobre um modelo internacional que o mercado está desenvolvendo com base na implementação do combate à corrupção e mostrar como isso pode ser produtivo para as empresas. “O cliente, quando vê que o produto tem o selo do compliance, dá uma credibilidade maior a imagem da empresa, pois comprova que se teve um cuidado para que não ocorra nenhuma infração tanto legal, quanto ética e moral”, comentou o palestrante.

O termo compliance significa, basicamente, estar agindo de acordo com as leis e os regulamentos, sejam eles internos ou externos. A ideia é fazer com que a empresa se preocupe cada vez mais em cumprir as normas e que tenha um posicionamento íntegro em todas as áreas. “O compliance traz uma nova forma de gerenciar, produzindo uma coisa que não queremos mais ver no Brasil, que é a corrupção”, salientou o secretário Luiz Sérgio Loques.

A ação reuniu cerca de 60 profissionais que comentaram sobre a importância de trazer esse conhecimento aqui para a região. “Essa área é pouco conhecida, e é fundamental para a existência da empresa, então quanto mais informação tivermos, melhor”, afirmou Gonzaga Souza Filho, consultor. Já Giselle Comfort, contadora, falou sobre o que o empresário deve fazer para aplicar esse conhecimento. “Nós contadores temos papel fundamental nesse processo, pois vamos auxiliar os empresários a se adequar às leis que inclusive o próprio governo vai exigir”, disse.