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Inovação é a arma do varejo para conquistar consumidores

07/03/2018

O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade: as pessoas saíam de casa rumo aos grandes centros para comprar os produtos que necessitavam, enquanto os vendedores investiam em lojas localizadas em pontos estratégicos, com o objetivo de atender o maior número de consumidores possível. Mas essa fórmula, que funcionou muito bem durante séculos, tem se mostrado cada vez menos eficaz.

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“Vivemos uma revolução do consumo, as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar. A conveniência é muito mais poderosa do que o preço”, afirma o consultor especializado no setor de varejo Fred Rocha. Segundo ele, agora é o momento do “varejo intangível”, no qual a tecnologia, a transformação digital e as pessoas são o foco das estratégias de negócios. “A inovação faz parte do intangível e tem se mostrado fundamental para facilitar processos, especialmente para o consumidor.”

De acordo com um levantamento divulgado em 2017 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o investimento do setor privado em pesquisa e desenvolvimento alcançou 38,1 bilhões de reais em 2015, uma prova da necessidade de inovação para a geração de valor nos negócios. Alinhado às tendências do mercado, o GPA, maior grupo varejista e de distribuição do Brasil, vem investindo há décadas em soluções pioneiras que facilitem a vida de seus clientes, mas nos últimos anos tem tratado o assunto como uma prioridade dentro da companhia.

Na prática

Em 2017, o GPA criou uma estrutura corporativa dedicada exclusivamente à inovação. A área é responsável por mapear tendências e oportunidades para o negócio e tem atuado, principalmente, com foco no relacionamento com startups. Entre julho e agosto do ano passado, realizou o primeiro Pitch Day Pão de Açúcar, um concurso para jovens empreendedores. Nessa edição, as startups tinham como desafio desenvolver soluções inovadoras em três categorias: melhoria da experiência do cliente dentro da loja; big data aplicado ao varejo; e otimização do supply chain e melhorias dentro da central de distribuição.

A vencedora foi a Rapiddo, com a proposta de um marketplace que conecta motoboys e carros a pessoas e empresas que necessitam de entregas rápidas para potencializar os seus negócios. A segunda colocação ficou com a Nama, que desenvolveu um chatbot guiado por inteligência artificial capaz de dialogar com os consumidores utilizando uma linguagem natural. O projeto Já Entendi, uma plataforma de aprendizagem por meio de vídeos e jogos, ficou em terceiro lugar. As três startups foram premiadas com um programa de mentoria com executivos do Grupo e estão com projetos em andamento com a empresa.

“Queremos estimular a colaboração e, por meio dela, gerar iniciativas de valor que contribuam com os negócios e reforcem nosso papel de agente transformador”, afirma Illan Israel, head de inovação do GPA, destacando que todas as iniciativas realizadas pela companhia são pensadas, direta ou indiretamente, para o benefício dos clientes da rede. Para estimular a cultura de inovação, foi inaugurado o GPA Lab, um espaço construído na sede do Grupo em São Paulo para receber reuniões, palestras e treinamentos internos e externos. A área de inovação também atua para facilitar processos e projetos das unidades de negócios, fazendo a interface entre a estratégia corporativa e a prática.

Pioneiro na comercialização de produtos de marca própria e na criação de programa de fidelidade no varejo há quase 20 anos, o GPA tem a inovação em seu DNA. O Meu Desconto lidera os destaques entre as iniciativas recentes realizadas pela companhia, comprovando a eficácia da estratégia omnicanal e do uso da base de dados para fidelização por meio da personalização de ofertas aos clientes Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Os aplicativos alcançaram 4 milhões de downloads em apenas sete meses e a base de clientes cadastrados saltou de 12 milhões para 14 milhões no fim de 2017.

Outra novidade foi o Caixa Express, exclusivo para os clientes fidelidade do Pão de Açúcar. A solução, já implementada em 95% das lojas da rede, permite o agendamento prévio de horário para atendimento nos caixas das lojas, trazendo mais comodidade ao cliente. Também foi lançada a Lista de Compras Personalizada, com a qual o cliente pode ter acesso aos produtos que compra regularmente, organizados em uma lista dinâmica, facilitando ainda mais suas compras nas lojas e no e-commerce alimentar.

Para os próximos anos, o GPA pretende seguir ditando as tendências do setor varejista no Brasil – sempre em busca de novas soluções para seus consumidores.

Fonte: Exame

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Agência Interagir