Confiança do empresário aumenta em fevereiro, diz pesquisa da CNI

16/02/2017

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 3,1 pontos em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, para 53,1 pontos, informou nesta quinta-feira (16) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade fez pesquisa com 3.080 empresas de todo o país, entre os dias 1º e 13 deste mês. De acordo com a metodologia, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário. Já os valores acima de 50 indicam confiança, que é maior conforme aumenta o índice.

Segundo a CNI, o índice de fevereiro se aproxima do registrado em setembro de 2016, quando ficou em 53,7 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou crescimento de 16 pontos.

"O mês de fevereiro foi caracterizado por uma melhora em todos os componentes do ICEI. Entretanto, a recuperação do índice deve-se, principalmente, à melhora nas perspectivas dos empresários. O índice de expectativas, um dos componentes do ICEI, apresentou crescimento de 2,8 pontos e alcançou 57,5 pontos", informou a entidade.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, as expectativas dos empresários industriais com relação à economia brasileira, que estavam "neutras" em janeiro (praticamente sobre a linha divisória, em 50,2 pontos), atingiram 53,7 pontos no último mês e, com isso, ficaram 22,2 pontos acima do registrado em fevereiro de 2016. Já as perspectivas com relação à empresa atingiram 59,4 pontos, o maior valor desde outubro de 2016.

A pesquisa mostra ainda que o índice de condições atuais da economia apresentou um crescimento de 3,5 pontos em fevereiro, apesar de ainda se encontrar abaixo da linha divisória dos 50 pontos, em 44,7 pontos. Neste caso, somente valores acima de 50 pontos indicam "situação melhor".

"Ou seja, o empresário ainda vê piora em suas condições de negócio, mas essa percepção é menos intensa e menos disseminada. O índice é o maior registrado desde abril de 2014", informou a CNI.

Fonte: G1