Notícias

Conversando com o Sebrae

Revista O Lojista - edição 147 - página 28 - 06/12/2016

*Ana Cláudia Melo Vieira 

Nos dias de hoje, constatamos nas empresas uma preocupação com a ética, tanto nas relações internas, quanto nas relações externas, com clientes, fornecedores e parceiros. O comportamento ético de seus membros, impacta diretamente na cultura organizacional, pois a mesma é construída pelo seu corpo funcional. 

A ética, é fundamental nas relações entre as pessoas e deve estar na prática das relações cotidianas. É necessário um exercício de reflexão crítica, que possa levar a prática constante, explorando as possibilidades da presença ética permanente.

Quando analisamos o contexto empresarial, considerando o mercado de trabalho, a sociedade capitalista, onde encontramos uma competição acirrada, em relação a posições e cargos, devemos recorrer a filosofia, quando no início do trabalho, foi definida pelos gregos como “amizade à sabedoria”, uma reflexão que busca compreensão sobre o sentido da realidade dos seres humanos em sua relação. 

No mundo das organizações, a reflexão filosófica, nos dará a compreensão sobre a questão organizacional em todos os seus âmbitos, proporcionará uma análise crítica dos profissionais e da própria instituição. 

A sua configuração ética indicará os princípios que nortearão as ações da empresa, que darão sustentação e qualidade a organização e os seus membros. 
Na sociedade atual o trabalho é marcado pela tecnologia e pela globalização, proporcionando o avanço e a expansão das inter-relações. Identificamos o desenvolvimento acelerado da tecnologia, em contra ponto, constatamos a globalização da indiferença, a maior relação tecnológica e a menor relação humana entre as pessoas.

Devido a evolução e alterações na sociedade e consequentemente nas organizações, a defesa da ética e de seus valores, se faz ainda mais necessária, pois a ética no ambiente de trabalho, é fundamental para o bom funcionamento da empresa e das relações de trabalho, proporcionando uma cultura organizacional que valorize e preserve o bem comum. 

Vale a pena conhecer! Amanda Key  - Ação ética! Movimento pelo bem comum.

* Ana Cláudia Melo Vieira é Coordenadora do Sebrae/RJ na Regional Lagos, formada em Pedagogia, com MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela FGV e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela HSM.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir