*Ana Cláudia Melo Vieira
Nos dias de hoje, constatamos nas empresas uma preocupação com a ética, tanto nas relações internas, quanto nas relações externas, com clientes, fornecedores e parceiros. O comportamento ético de seus membros, impacta diretamente na cultura organizacional, pois a mesma é construída pelo seu corpo funcional.
A ética, é fundamental nas relações entre as pessoas e deve estar na prática das relações cotidianas. É necessário um exercício de reflexão crítica, que possa levar a prática constante, explorando as possibilidades da presença ética permanente.
Quando analisamos o contexto empresarial, considerando o mercado de trabalho, a sociedade capitalista, onde encontramos uma competição acirrada, em relação a posições e cargos, devemos recorrer a filosofia, quando no início do trabalho, foi definida pelos gregos como “amizade à sabedoria”, uma reflexão que busca compreensão sobre o sentido da realidade dos seres humanos em sua relação.
No mundo das organizações, a reflexão filosófica, nos dará a compreensão sobre a questão organizacional em todos os seus âmbitos, proporcionará uma análise crítica dos profissionais e da própria instituição.
A sua configuração ética indicará os princípios que nortearão as ações da empresa, que darão sustentação e qualidade a organização e os seus membros.
Na sociedade atual o trabalho é marcado pela tecnologia e pela globalização, proporcionando o avanço e a expansão das inter-relações. Identificamos o desenvolvimento acelerado da tecnologia, em contra ponto, constatamos a globalização da indiferença, a maior relação tecnológica e a menor relação humana entre as pessoas.
Devido a evolução e alterações na sociedade e consequentemente nas organizações, a defesa da ética e de seus valores, se faz ainda mais necessária, pois a ética no ambiente de trabalho, é fundamental para o bom funcionamento da empresa e das relações de trabalho, proporcionando uma cultura organizacional que valorize e preserve o bem comum.
Vale a pena conhecer! Amanda Key - Ação ética! Movimento pelo bem comum.
* Ana Cláudia Melo Vieira é Coordenadora do Sebrae/RJ na Regional Lagos, formada em Pedagogia, com MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela FGV e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela HSM.