Objetivo é conscientizar sobre o impacto dos tributos nos preços e no desenvolvimento econômico do país
Volta Redonda vai aderir, mais uma vez, ao movimento nacional do Dia Livre de Impostos (DLI), iniciativa promovida pela CDL Jovem Nacional. A ação será realizada no dia 29 de maio, das 9h às 17h, no Sider Shopping, pela CDL Jovem de Volta Redonda, e contará com a participação de lojistas que venderão produtos sem a incidência de impostos, para demonstrar ao consumidor o peso real da carga tributária embutida nos preços no Brasil. As empresas vão arcar com o custo dos tributos, sem repassar, neste dia, ao cliente.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para os altos tributos cobrados sobre o consumo, que chegam a representar quase metade do valor final de alguns produtos. Através da retirada proporcional aos impostos, os consumidores poderão ver na prática o quanto pagam de tributos — muitas vezes, sem sequer perceber.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia Livre de Impostos é um movimento nacional de conscientização que visa alertar sobre a necessidade de uma reforma tributária justa, transparente e menos onerosa para a população e para o setor produtivo. A carga tributária brasileira ultrapassa 33% do PIB e compromete o poder de compra da população, inibe o empreendedorismo e limita a geração de empregos.
Para o presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Robert Wagner de Souza, a iniciativa é uma forma de promover engajamento e informação. “A CDL Jovem participa do Dia Livre de Impostos porque entende que é fundamental conscientizar a população sobre o peso da carga tributária brasileira. Essa ação é uma forma prática de incentivar as pessoas a refletirem e aderirem à campanha. Tributos em excesso oneram o setor produtivo e, no fim, impactam diretamente no bolso do consumidor. Nosso papel é provocar esse debate e mostrar que é possível pensar em um modelo mais justo para todos”, afirmou.
A campanha também busca estimular o debate sobre transparência fiscal e a necessidade de mudanças estruturais no sistema tributário brasileiro, que é considerado um dos mais complexos e regressivos do mundo. “O consumidor é o principal afetado por esse modelo. Participar do DLI é uma forma de protesto consciente e pacífico contra esse cenário injusto”, concluiu Robert.
Além das vendas sem impostos, a ação contará com o “Impostossauro”, símbolo da campanha e que representa esse excesso de tributos, além de explicações sobre a composição dos preços e atendimento especial nas lojas participantes, que estarão identificadas com a marca da campanha e etiquetas mostrando os valores com e sem impostos.
Entenda o DLI
O Dia Livre de Impostos é realizado anualmente pela CDL Jovem em todo o país. A campanha já está em sua 18ª edição e busca educar o consumidor sobre a carga tributária incidente nos produtos e serviços. A proposta é simples: no dia do evento, lojistas e empresários de diversos setores oferecem produtos com valores sem os impostos cobrados, viabilizados através de parcerias locais, sem repassar esses custos ao consumidor final.
Segundo a CNDL, o movimento tem crescido ano após ano e já mobilizou milhares de lojistas e consumidores em mais de mil cidades brasileiras. A expectativa é de que, em 2025, o evento alcance ainda mais pessoas e fortaleça a luta por um sistema tributário mais justo.
Participe!
O consumidor que desejar participar do Dia Livre de Impostos em Volta Redonda deve comparecer ao Sider Shopping, no dia 29 de maio, das 9h às 17h, e buscar as lojas identificadas com a campanha. Além de aproveitar os preços com desconto, estará contribuindo para um movimento nacional de conscientização e transformação econômica. Mais informações sobre o DLI e sobre a atuação da CDL Jovem podem ser acessadas em: www.cdlvr.org.br