A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) definiu um planejamento para dar continuidade à expansão do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), junto com a Guarda Municipal (GMVR), em Volta Redonda. Quatro viaturas já foram licitadas e a previsão é que cheguem à cidade em maio. No mês que vem, 80 policiais serão capacitados. Com isso, além dos bairros Retiro e Aterrado, outras quatro regiões ganharão o reforço no policiamento, entre elas as áreas do Jardim Amália, Roma, São Geraldo, Barreira Cravo e Santo Agostinho.
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ressaltou que o projeto reforça o policiamento de proximidade, que é um suplemento às atuações rotineiras da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
“O projeto é voltado para suplementar o policiamento, em um modelo de proximidade com a comunidade, interagindo com as associações de moradores, com os empresários e centros comerciais. Ou seja, esses profissionais não estão para dividir com a Polícia Militar e Guarda Municipal, mas sim suplementar a segurança pública. Teremos bases integradas no Jardim Tiradentes e no Santo Agostinho, onde ficarão as viaturas do Proeis, com acesso às imagens de câmeras de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Nos veículos, estarão a bordo dois policiais militares e um guarda municipal”, explicou Luiz Henrique.
O secretário explicou ainda que o projeto favorece o fortalecimento de todo o sistema de segurança do município, que tem sido ampliado de forma planejada. “Estamos escolhendo os bairros mais afastados que acabam tendo uma carência em segurança pública. Queremos agregar mais efetivo e mais segurança a estes bairros, para que o número de crimes reduza. Esses agentes que trabalharão pelo Proeis serão capacitados e atuarão a partir de uma análise da mancha criminal. Com isso, estaremos exatamente onde o crime acontece”, resumiu.
Policiamento reforçado
Entre os bairros que serão beneficiados com a expansão do Proeis estão: Jardim Tiradentes, Jardim Belvedere, Rio das Flores, Colina, São João, São Geraldo, Sessenta, Monte Castelo, Jardim Amália I e II, Morada da Colina, Água Limpa, Barreira Cravo, Ilha Parque, Parque das Ilhas, Santo Agostinho, Volta Grande, Brasilândia, Caieiras, São Sebastião, Dom Bosco, São Luiz, entre outros.
O prefeito Antonio Francisco Neto disse que o objetivo é fazer de Volta Redonda uma cidade referência para outras na segurança pública. “Estamos levando o Proeis, junto com a nossa Guarda Municipal, a todos os bairros possíveis e ampliando o número de viaturas. Nós vamos fazer da nossa cidade um lugar que todos sonhamos viver um dia, com muita segurança. E estamos conseguindo graças à parceria entre o Poder Público Municipal e o Governo do Estado, e a Polícia Militar”, destacou Neto.
Fotos: Divulgação - Secom/PMVR
CDL Volta Redonda
CDL Volta Redonda
Evento foi realizado no Cine Nove de Abril, no dia 13 de outubro para quase 1.500 pessoas
CDL Volta Redonda
CDL Volta Redonda
Leia Mais Notícias