Aconteceu

Revista O Lojista - edição 176 - página 4 - 08/08/2019

CDL-VR realiza Mesa Contábil para apresentar as atualizações do eSocial para empresários

A CDL-VR realizou nos dias 23 e 24 de julho, terça e quarta-feira, no auditório da entidade, a segunda edição, em 2019, do Mesa Contábil, evento que tem o objetivo de trazer tecnologia que agregue conhecimento para o empresário e colaborador da cidade de Volta Redonda, além de temas diferentes nessa pauta de formação profissional. O palestrante foi Wanderlei das Chagas, membro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro – o CRC-RJ, falou sobre as modernizações do eSocial.

Para diminuir com a burocracia e estimular a geração de novos empregos, o governo federal decidiu modernizar o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). A ideia é simplificar o dia a dia do empregador e estimular a geração de postos de trabalho. O processo será substituído por um sistema bem mais simples em 2020, simplificado e desburocratizado, além de permitir que o Estado e o empregador se unam para gerar crescimento.

“Isso é a tecnologia e a modernidade indo a favor do contador, os retrabalhos queo contador tinha pra fazer serão suprimidos nessa nova transmissão. Com essa evolução na contabilidade contribuirá para que a receita federal tenha uma informação mais limpa e transparente, o problema que temos é a oscilação da internet no nosso país o que contribui para alguns erros nessa transmissão e é justamente isso que está trazendo certo pânico aos profissionais da área”, disse o professor.

A palestra, organizada pelo diretor tributário, Evandro Glória, reuniu cerca de 30 participantes, que puderam conhecer atualizações importantes. Nesse novo modelo, todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial.

“A palestra foi um complemento do que a gente já vem vivendo dentro das mudanças que o governa tem colocado para nós. E agora nós do ramo percebemos que não será o fim do eSocial, mas sim uma nova fase para ajudar nós profissionais no futuro e até atualmente. Essa apresentação foi ótima para nos mostrar nosso estado atual e como serão os meios que as empresas usarão para a escrituração digital, num futuro próximo”, falou Débora de Paula, gerente em RH.

Presidente da FCDL-RJ se reúne com as CDLs do Sul do Estado

No dia 8 de julho, uma segunda-feira, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, esteve na sede da CDL-VR, numa reunião com o objetivo de realizar uma apresentação das ações para o segundo semestre de 2019 e um balanço das realizações feitas no primeiro semestre. Ele ainda esteve presente nas CDLs de Barra Mansa e Resende.