Petrobras eleva preço do gás para indústria e comércio em 5%

20/09/2018

A partir desta quinta-feira (20), a Petrobras vai aumentar em 5% os preços do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), gás para uso industrial e comercial, nas refinarias.

O último reajuste foi de 4,4% no dia 5 de julho.

O Sindigás, que reúne as empresas distribuidoras de GLP no país, informou que o aumento de preço para a indústria e comércio será entre 4,8% e 5,2%, dependendo do polo de suprimento, nas unidades da petroleira. O GLP de botijão de 13 quilos, para consumo residencial, não sofreu reajuste.

O GLP de uso industrial e comercial representa cerca de 30% do mercado e é vendido em embalagens de 20 quilos (kg), 45 kg, 90 kg e 190 kg, além de tranques reabastecidos por caminhões a granel.

O Sindigás destacou que com o novo aumento de preços, os preços de venda do produto pela Petrobras para consumo da indústria e comércio está 15% acima dos preços do mercado internacional.

Atualmente, o preço do granel na Petrobras está 65,38% acima do valor do botijão P13 (até 13kg) de consumo residencial.

"Na avaliação do Sindigás, esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP", diz, em nota.

FONTE: Destak Jornal