As vendas de material de construção cresceram 6% no mês de fevereiro, comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo o tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A pesquisa ainda avaliou a expectativa dos lojistas para março: dois terços dos entrevistados (65%) estão otimistas com o comércio neste mês, bem como com as novas estratégias e diretrizes do novo governo. Para 79% dos associados, o ambiente de negócios deve melhorar no Brasil nos próximos meses.
No comparativo com o mês de janeiro, as vendas do setor apresentaram queda de 4% o que, segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, é explicado por conta do calendário de 2019: como o Carnaval não foi em fevereiro, reformas e construções foram adiadas para depois da folia de momo.
“Em 2018 tivemos faturamento recorde de R$ 122 milhões. Estamos vindo de uma crescente mas, para gente, o ano começa mesmo depois do Carnaval, que é quando as pessoas geralmente voltam a pensar em construir e reformar, porque elas demandam tempo e planejamento”, explica.
O setor, ressalta Conz, já tem um índice positivo: nos últimos 12 meses o acumulado representa 6%. “No bimestre apresentamos 3% de crescimento, na comparação com o mesmo período do ano passado”, completa.
Aqui na região, o material de construção Barros Abdalla já começa a sentir o efeito das vendas pós-carnaval, segundo a proprietária, Eliane Barros Abdalla. “Abril é o mês que marca muito mais as vendas do primeiro semestre e deixa a gente com expectativa para os próximos meses, comparado ao ano passado, já consideramos uma melhora significativa mesmo antes de abril chegar”, analisou.
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Emprego em alta
O tracking da Anamaco apontou que os dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que indicam que há mais de 12 milhões de desempregados, podem mudar no que depender do setor: para 20% dos varejistas, as contratações serão inevitáveis no próximo mês. “O comércio da construção gera milhares de empregos diretos e indiretos”, afirma Conz. “Quanto mais material vendemos, mais emprego e renda, geramos. É um círculo virtuoso”, completa.
Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 27 de fevereiro e foram ouvidos 530 lojistas do setor de todo o país. A região sudeste apresentou uma melhora na revenda de revestimentos cerâmicos, mas, ainda assim, o resultado foi menor se comparado com janeiro. A Pesquisa Tracking Mensal da Anamaco é realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco e conta com o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.