Volta Redonda recebe franquia da multinacional francesa L’Oréal

Revista O Lojista - edição 159 - página 24 - 19/01/2018

André Takeo Sato, empreendedor da área da beleza, sempre quis criar uma escola profissionalizante para cabeleireiros. Em 2010, foi dada a chance que ele precisava: A L’Oréal Brasil estava planejando a abertura de mais uma franquia no país.  Sem pensar duas vezes, André esboçou toda a possibilidade de mercado na região Sul Fluminense, com um Instituto instalado em Volta Redonda e foi escolhido como diretor do Instituto L’Oréal na cidade. A CDL de Volta Redonda foi atrás desta história de sucesso para descobrir como o empresário conseguiu implantar uma instituição multinacional em uma cidade do interior do Estado do Rio.

O Lojista: Como surgiu a ideia de abrir o Instituto L’Oréal em Volta Redonda?
André Takeo: Sempre tive a vontade de criar uma escola e, em 2010, descobri que estavam propondo um lançamento do Instituto, eu fui praticamente o primeiro a querer abraçar a ideia e fazer a minha pré-inscrição para pegar essa franquia. Só que é um processo demorado, pois eles não estavam instalando franquias em cidades pequenas. A menor cidade que tem o Instituto, sem ser Volta Redonda, tem mais de um milhão e meio de habitantes. Como estamos bem abaixo da média, foi muito difícil. Tive que fazer um levantamento da quantidade de salões na região Sul Fluminense.  Existem nove institutos no Brasil inteiro, por isso, a gente acaba tendo uma abrangência grande. Atento a isso, fiz um estudo para mostrar para a equipe responsável que estávamos no momento exato de ter uma filial em Volta Redonda. Mas isso foi em 2010. A gente continuou nesta tentativa, conseguimos finalizar o projeto em 2016 e planejá-lo para o final de 2017.

O Lojista: Por que a L’Oréal?
André Takeo: Ela é a maior marca do mundo. Acredito que se fizermos uma pequena enquete, até para quem não entende muito do assunto, perguntando a primeira marca forte que venha à mente, com certeza vão mencionar a L’Oréal. Ela é muito forte no mercado, tem a área de estética, os produtos populares, tem os profissionais que só vendem em salões de belezas credenciados, então não tinha outra para escolher e nem passou pela minha cabeça esta possibilidade.

O Lojista: Como sua experiência na área da beleza ajuda na gestão desta instituição?
André Takeo: Eu tenho mais de dez anos de experiência e isto conta muito, porque muitas das coisas que eu já vivi e dificuldades que eu encontrei e eu vejo que as pessoas encontram. Pessoalmente, uma escola profissionalizante de cabeleireiro sana este problema. Nós vamos ter diversos cursos de especialização, maquiagem, penteado, corte, mechas, coloração e workshops com artistas, coisas que na região não tem. Agora vamos poder atender a todos.

O Lojista: O que você pretende alcançar com o Instituto?
André Takeo: Desde o momento que eu me indiquei como responsável desta instituição, meu objetivo foi profissionalizar a região. Eu acho que a região é carente de profissionais. Quando você tem profissionais capacitados, você melhora tudo. Não é só um salão ou outro, você melhora a qualidade de atendimento num todo. Acaba que a nossa região começa a se tornar referência e as pessoas começam a vir buscar serviços. Então isto tudo movimenta a economia regional. Não é uma coisa só para um, é para todos. Então este é o principal objetivo. Formar bons profissionais.

O Lojista: Por que ser associado a CDL?
André Takeo: O Instituto L’Oreal já tem parceria forte com entidades nacionais. A CDL é um meio que leva aos pequenos tudo o que os grandes têm. Eu acho isso muito bacana, pois é muito parecido com o objetivo do Instituto. A CDL é fundamental para os comerciantes, porque ela dá para a gente ferramentas que sozinho ninguém vai ter.