COMÉRCIO DE VOLTA REDONDA TEM NOVO PISO

16/08/2016

Foi assinado no dia 4 de agosto o termo aditivo da convenção coletiva, que fixou o piso dos comerciários de Volta Redonda em R$ 1.082,12. Também foi aprovado um reajuste de 9% para quem ganha até R$ 2.800,00. Acima desse valor, a negociação será direta entre patrão e empregado, respeitando o percentual mínimo de 7,5%. As horas-extras para quem trabalha em lojas e supermercados em feriados será de R$ 59,04 para seis horas  e R$ 78,72 para oito horas. Já para quem trabalha em shopping passa a ser de R$ 72,12.

O acordo foi assinado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC-VR) no dia 4 de agosto e é retroativo a junho, data-base da categoria. As demais cláusulas sociais continuam iguais. O valor do lanche passa a ser de R$ 6,58 para quem trabalha em lojas de rua e de R$ 9,44 para quem trabalha em shopping. Os valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) passaram para R$ 122,27 para microempresas, R$ 133,81 para pequeno porte e R$ 149,96 para demais empresas.

O presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo Pereira dos Santos, explicou que foi montada uma comissão para negociar com o sindicato dos empregados e que, apesar da crise econômica, ficou entendido que é preciso fazer essa correção nos salários, uma vez que o comércio é o principal gerador de empregos na cidade, aumentando o potencial de consumo também desses trabalhadores. "Tudo teve reajuste e nada mais justo do que melhorar o salário de quem vende, mas também realiza compras no nosso comércio. Demos um percentual que. apesar de apertar para algumas empresas, é dentro do que se pode pagar com a economia passando por essa instabilidade", comentou.

O termo aditivo da convenção coletiva que definiu as novas cláusulas econômica pode ser acessado o site do Sicomércio-VR.