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Revista O Lojista - edição 180 - página 20 - 11/12/2019

A contagem regressiva para o verão já começou e o mercado da moda já está preparado para a estação que ajuda a alavancar as vendas neste último trimestre do ano. As marcas também estão atentas para o consumo que vai além dos biquínis como as saídas de praia e outros acessórios. Quando os meses mais frios dão adeus, os consumidores já começam a se preparar e renovar o guarda-roupa, porque é a hora de colocar as peças de praia e curtir as cores da estação.

Essa fase projeta um final de ano mais florido e aquecido nas vendas do comércio e varejo dentro da economia brasileira. Os itens preferidos para essa temporada são geralmente as mesmas peças do ano anterior, porém, com outras estampas, detalhes que marcam as roupas de banho mais despojadas e os acessórios. Assim como biquínis e maiôs, alguns itens são queridinhos das brasileiras para usar nas praias, cachoeiras e piscinas, como os chapéus. Além dele, pode-se dizer que uma das apostas dos consumidores também são blusas leves e esportivas e de preferência a de cor clara.

“O biquíni tomara-que-caia está muito em alta neste verão e podemos dizer que as cores básicas e estampas geométricas estão com tudo neste fim de ano. O que também está virando uma tendência é o hot pants,  um biquíni mais alto na cintura, muito usado para substituir o famoso maiô. Mas como sempre tem aqueles que nunca saem de moda, o maiô de recorte, que muitos chamam de engana mamãe, também está tendo saída alta aqui da loja”, explicou Priscila Miranda, secretária da loja.

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Outra novidade do setor promete abrir espaço para o minimalismo. Se o ano de 2019 foi marcado por uma verdadeira febre de peças trazidas diretamente dos anos de 1980, com biquínis em neon, modelagens asa-delta e óculos de sol coloridos, o verão de 2020 deve ser mais neutro.
Uma pesquisa feita revista Tendências mostra que 63% dos brasileiros se preocupam com moda ao comprar roupas e sapatos para as novas estações e 41,9% aproveitam promoções e condições de pagamentos facilitadas para renovar o guarda-roupa praiano. Dado que reforça a procura por essas peças neste período do ano, uma vez que muitas pessoas passam as festas em locais com prai, cachoeira ou piscinas, como em janeiro, onde muitos viajam de férias para curtir cidades litorâneas.

A Ki Meias é um bom exemplo de lojas que sempre se adaptam com as tendências da moda a cada ano. A loja, que já trabalha com acessórios, já convencionais do verão, conta também com chapéus, saídas de praia e bolsas.

Acompanhado do bom desempenho do mercado global de moda praia, que atinge a cifra de US$ 12 bilhões por ano, aproximadamente. O Brasil lidera o ranking como o país que mais consome moda praia no mundo, segundo o Global Market Review of Swimwear and Beachwear.
Priscila também conta que já percebe as vendas aumentando com esse início de fim de ano e ainda fala sobre peças que podem ainda entrar na moda. “As vendas já começaram a subir nesta reta final do ano, dá para notar que o público está indo atrás da nova linha que a moda está ditando, um exemplo disso é a vendo do biquíni cropped que faz imitação ao cropped que já estamos habituados a ver nas ruas”, afirmou.

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Agência Interagir