Notícias

Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 173 - página 30 - 06/05/2019

Queda de temperatura deixa organismo mais vulnerável aos vírus, entre eles, o da gripe H1N1; vacinação já começou

Com a chegada do tempo frio, o metabolismo do corpo humano acelera para tentar compensar a temperatura externa. É um período, então, em que a imunidade diminui, deixando o organismo mais vulnerável a doenças. 

Para o público-alvo, a vacina contra a gripe já está disponível na Rede Pública de Saúde, na unidade mais próxima de casa. Podem tomar a vacina de graça, crianças com idade entre seis meses e seis anos; gestantes; mulheres que deram a luz até 45 dias; idosos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais, sob indicação médica;  além de trabalhadores na área de saúde e professores. A imunização vai até o dia 31 de maio.

De acordo com o otorrinolaringologista Stênio Ponte, a estação aumenta a frequência de gripes, resfriados, bronquite, asma e pneumonia, além de problemas cardíacos e até mesmo alterações de humor. Crianças e idosos devem ficar ainda mais atentos para prevenir as doenças. 
Em caso de sintomas como coriza, febre, tosse seca e dor muscular por mais de 48 horas, é importante procurar um médico. Mas o destaque apontado pelo especialista é a prevenção. 

Confira algumas dicas para evitar as situações de mal-estar da temporada:

Beba água
A orientação dos especialistas é que a ingestão de água deve estar relacionada ao peso da pessoa, mas, em geral, deve-se beber entre dois e três litros por dia, explica Stênio.

Faça atividade física 
Os exercícios proporcionam vitalidade ao corpo e reforçam o metabolismo para o combate a doenças.

Consuma Vitamina C 
Não produzida pelo organismo humano, ela atua na defesa contra infecções e fortalece a imunidade. Algumas frutas, tais como limão e laranja, além de verduras, como brócolis e couve, são fontes naturais de Vitamina C.

Use agasalho 
Proteger o corpo com roupas de frio é fundamental, o que auxilia no cuidado contra coriza e problemas de garganta, por exemplo. O agasalho impede mudanças bruscas na temperatura. 

Lave as mãos
A frequência na higienização das mãos é ação poderosa contra as doenças de inverno. Assim, evitam-se os vírus que vêm do contato com pessoas ou locais infectados.

Mantenha a limpeza
Os ambientes limpos e arejados não oferecem meio para manutenção e proliferação de vírus. Orienta-se tirar sempre a poeira que pode estar em móveis, aparelhos eletrônicos e brinquedos, por exemplo.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir