Otimismo com novas datas comemorativas e geração de emprego

Revista O Lojista - edição 162 - página 3 - 20/04/2018

Começamos o segundo trimestre do ano cheios de disposição, de olho nas datas comemorativas que se aproximam, visando orientar os lojistas a se prepararem para esses novos desafios. Em maio, tem o Dia das Mães e, logo em junho, o Dia dos Namorados. Duas datas muito importantes para o comércio em geral, uma vez que movimenta as lojas e funcionam como um termômetro para os outros meses do ano. Esperamos que a economia continue melhorando, dando sinais de recuperação. Já percebemos, por exemplo, o retorno dos consumidores nas renegociações de dívidas. Enquanto  em janeiro e fevereiro, o número de cancelamento foi menor, em março, mais pessoas buscaram regularizar sua situação junto às lojas e registramos um aumento de 20% na retirada de nomes do Serviço de Proteção ao Crédito. Isso, para nós, é um excelente sinal, porque mostra o interesse do consumidor a voltar a ter poder de compra.

Também vimos melhorar a projeção do índice de crescimento, o que aponta a criação de novos empregos. Só em Volta Redonda, com a inauguração do Shopping Park Sul, prevista para outubro deste ano, devem ser gerados 3 mil novos postos de trabalho. É o comércio impulsionando a economia e gerando emprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aumentou também o número de pessoas que trabalham por conta própria. Só no ano passado, esse número (34,1 milhões) ultrapassou os que ocupam as chamadas vagas formais, que fecharam o ano em 33,32 milhões de pessoas empregadas. Só em Volta Redonda, foram abertas cem Micro Empreendedores Individuais (MEI) só este ano. Esses números mostram que as pessoas estão buscando alternativas ao desemprego e voltando a ter poder de consumo.

Por isso, nós, enquanto entidade representativa da classe empresarial, queremos a cada dia oferecer melhores serviços e agregar valor aos negócios dos nossos associados. Em breve, vamos lançar o aplicativo de descontos e delivery, uma ferramenta a mais de vendas para as empresas atenderem seus clientes. Além disso, os cursos em parceria com o Sebrae continuam a todo vapor, sem falar nos diversos benefícios que nossos parceiros oferecem aos associados da CDL-VR. Ficamos muito felizes de poder crescer como apoiador do setor de comércio e serviços. Em abril, por exemplo, realizamos o Rio+Varejo que apresentou o perfil econômico da cidade, num raio-x do setor e também do potencial de crescimento, numa parceria com a Federação do Comércio Varejista do Rio de Janeiro, a FCDL-RJ. Vamos divulgar os dados na próxima edição da revista. E vem muito mais por aí.

Ainda em tempo, gostaria de lembrá-los que não deixamos de acompanhar os projetos de leis e possíveis criações de taxas. Também temos ficado de olho na questão da segurança e mantendo um diálogo com outras entidades envolvidas nesse compromisso de evitar mais custos para o setor produtivo, por meio do Fórum Permanente das Entidades Representativas. Todo nosso esforço é para que o desenvolvimento na nossa cidade continue. Para se ter uma ideia, a campanha de Natal, que só acontece em dezembro, já está sendo definida, assim como o Rua de Compras.
Um excelente mês a todos, boas vendas e um feliz Dia das Mães, a todas essas guerreiras, que sabem distribuir tanto amor.