CDL-VR recebeu representantes de Segurança Pública

14/04/2023

Luís Cláudio de Ávila, vice-presidente da CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda), recebeu na amanhã desta quinta-feira (13/04), representantes das Forças de Segurança Pública de Volta Redonda, entidades empresariais e comerciantes, para discutir medidas de apoio no monitoramento e acolhimento social de pessoas em situação de rua e, principalmente, com relação a usuários de crack na cidade. A ideia é buscar soluções para esse grave problema social no município. Também participaram do encontro os diretores da CDL-VR, Mônica Laviola, Paulo Biajoni e Paulinho AP, que também é vereador.

“Temos acompanhando a situação de pessoas em vulnerabilidade social vivendo nas ruas, o que vem nos preocupando enquanto entidade e também aos comerciante, devido ao aumento, principalmente de usuários de drogas nas ruas dos centros comerciais, como no final da Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado. Pedimos a reunião, que foi muito produtiva, para entender um pouco mais do trabalho de resgate dessas pessoas realizado pelo Poder Público e pelas Forças Policiais. Chegamos a conclusão que é preciso avançar em algumas questões e temos certeza que vamos poder desenvolver ações de forma integrada”, afirmou Luís Cláudio.

Durante a reunião, o comando do 28º Batalhão de Polícia Militar apresentou dados com relação ao aumento do consumo de crack. O uso desse tipo de droga, segundo o comandante do Batalhão, o coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva, aumentou quatro vezes no último ano. “Estamos trabalhando para não só reduzir esses índices, como também aumentar a sensação de segurança, junto com outros órgãos também, com um trabalho de abordagem social”, disse. A PM vai intensificar as rondas, mas reforçou também a importância do registro de Boletim de Ocorrência, necessário para fazer o mapeamento da mancha criminal, onde há furtos e roubos, além de desordem pública.
  O secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Henrique Barbosa, também afirmou que, com base nas demandas apresentadas pela CDL e comerciantes, vai ser possível ajustar as o trabalho operacional dos órgãos de segurança para atender melhor os lojistas. “Estreitamos ainda mais os canais de comunicação dos projetos já existentes para denúncias e, além disso, o monitoramento já está disponível para quem necessite de imagens, fazendo ações integradas, com a participação da CDL, que irá repassar as demandas, com o objetivo de fortalecer ainda mais o comércio local. E quando houver necessidade de ação social, os casos serão encaminhados aos serviços de atendimento à pessoa em situação de rua ou usuários de drogas”, comentou.
Mariana Pimenta do Nascimento, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Smac (Secretaria Municipal de Ação Social), também falou do trabalho que já é desenvolvido e que vai ser reforçada também a abordagem social. “Temos o Centro POP, Serviço Especializado em Abordagem Social e o Abrigo Seu Nardim. E precisamos dar mais visibilidade da importância do trabalho intersetorial e sociedade civil, por isso, nos colocamos à disposição para uma divulgação em conjunto dessas ações”, explicou.

Uma das orientações foi evitar dar alimentos sem acionar os órgãos de assistência social, lembrando que o ideal é sempre chamar esses profissionais para que seja feita uma abordagem e um acolhimento. O disque-denúncia é o telefone 100, mas as pessoas e os comerciantes também podem acionar as equipes pelo (24) 99974-5472, do Centro POP, que funciona das 8h às 20 horas.
Também foi citada a importância de acionar o Ministério Público para medidas que necessitem de uma ação mais cautelar. “Vamos ajudar nesse monitoramento, tentando intermediar essas solicitações dos comerciantes para melhorar ainda mais a sensação de segurança na cidade, visando o encaminhamento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social para atendimento e acolhimento adequado junto ao Poder Público”, finalizou Luís Cláudio, vice-presidente da CDL.