DIA LIVRE DE IMPOSTOS FOI UM SUCESSO NO SIDER SHOPPING, NO DIA 02/06

05/06/2022

No dia 02 de junho, foi realizado em Volta Redonda mais uma edição do Dia Livre de Impostos (DLI), uma ação de conscientização promovida pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de todo Brasil que compõe o sistema CNDL e com participação da sociedade contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados como saúde, educação, transporte e segurança para população.

A edição deste ano foi, mais uma vez, em parceria com o Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. As lojas participantes puderam vender produtos específicos sem o valor do imposto, visando mostrar ao consumidor o impacto dos impostos no preço final dos produtos. A ação foi realizada dentro do horário de funcionamento do shopping, com a presença do mascote do DLI, o Impostossauro, que representa o impacto negativo dos tributos sobre o poder de consumo e do crescimento econômico do país, devorando boa parte do dinheiro que deveria circular no Brasil, movimentando a economia.

Marca registrada da campanha, o dino desperta também a atenção das crianças. Em 2021 o DLI teve sua participação recebida por diversos shoppings em todo o país, com mais de 15 mil varejistas envolvidos.
O presidente da CDL Jovem Volta Redonda, Leandro Noel, explicou que a ação tem como objetivo despertar tanto no consumidor quanto no lojista a atenção para as altas cargas tributárias no país. “Cada ano, o DLI cai numa data, porque simboliza o quanto de dias trabalhamos só para pagar impostos. Então, até o dia 02 de junho, praticamente, trabalhamos apenas para pagar impostos. Ou seja, praticamente a metade do trabalho do ano vai para impostos”, explicou.

Patrícia Macedo, coordenadora de marketing do Sider Shopping, reforçou que no Brasil, como a maioria já tem conhecimento, a carga tributária é alta, mas, em geral, as pessoas não se dão conta de quanto de imposto realmente pagam.  “O objetivo desta parceria do Sider Shopping com a CDL Jovem para o Dia Livre de Impostos é justamente mostrar esses valores para nossos clientes e como isso impacta na vida dos lojistas e do próprio consumidor. Essa é uma ação que serve para despertar em todos os cidadãos a importância de se informar e procurar meios de mudar este cenário. É importante explicar que o lojista não vai deixar de recolher o imposto devido, porém vai arcar com o valor, revertendo esse percentual em desconto para o cliente, como forma de protesto e também para promover a conscientização.

Participarão lojas de diversos segmentos, como: calçados, vestuário, eletroeletrônicos e restaurantes. Acreditamos que a população vai aderir como nos anos anteriores.”, explicou Patrícia.
Luciana Gouvea, gerente da Aleatory, ressaltou a importância da ação da CDL para os lojistas e principalmente para o consumidor.
“Eu acho que hoje é um dia muito bacana para nós lojistas e para o comércio. Essa ação gera o fluxo, movimenta. É positiva para o cliente, que compra a mercadoria mais barata, sem impostos, assim ele tem a possibilidade de comprar mais coisas e fora que mobiliza o shopping, os consumidores. É muito bacana para todo mundo, tanto para o lojista, quanto para quem vem fazer as compras.’’, disse Luciana.

Letícia Leocardia, funcionária da loja Sonho dos Pés também comentou a importância do Dia Livre de Impostos.
“Essa ação da CDL é muito importante para lojistas e principalmente para os consumidores, que acabam não tendo a noção do quanto o imposto interfere no poder de compra. Com o Dia Livre de Impostos, é possível na prática os descontos e o quanto o preço muda. É uma muito necessária’’, explicou.

Consumidores aproveitaram o dia para visitar as lojas participantes da ação e muitos se impressionaram com os valores sem os impostos, como é o caso da Maria Aparecida, que comentou sobre a influência das altas cargas tributárias e o poder de compra reduzido.

“Na nota fiscal a gente sempre pode conferir os tributos cobrados. Pagamos um preço muito alto, assim como os donos das lojas. Olhando aqui pessoalmente, é impressionante os valores. Essa ação é muito útil e informativa, ajuda a gente a tomar consciência mesmo do quanto a gente trabalha para pagar imposto.’’, finalizou.