Notícias

Jovens aprendem sobre mercado de trabalho na CDL-VR

27/08/2021

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) realizou, em conjunto com a Coordenadoria Municipal da Juventude, o workshop "Jovem Protagonista". O evento foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 26/08, no Espaço CDL, no bairro Aterrado. O objetivo foi capacitar jovens que estão em busca do primeiro emprego. Foram apresentados temas como elaboração de currículo, postura na entrevista, perfil desejado pelas empresas, entre outros.

O presidente da CDL Jovem, Leandro Noel, abriu a palestra falando sobre a importância da educação no processo de qualificação profissional. Ele também disse que essa iniciativa é fundamental tanto para os jovens que participaram quanto para as empresas que irão contratá-los ainda melhor qualificados, especialmente, nesse momento de retomada da economia. “Falar com os jovens está totalmente interligado com a parte de capacitação que temos como frente na CDL Jovem. É um dos nossos objetivos. Promovendo essa capacitação, damos oportunidade para aqueles que nunca tiveram experiência a ter um contato com o mercado de trabalho, conhecer um pouco mais sobre o que as empresas esperam e o que eles precisam para se candidatar às vagas disponíveis. A CDL já faz esse trabalho de conectar talentos com as empresas, por meio da Central de Empregos", comentou.

A coordenadora de Políticas Públicas da Coordenadoria da Juventude, Larissa Garcez, falou sobre a importância dessa união entre setor público e CDL, visando a melhoria para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. “Poder participar de um evento como esse e ver os adolescentes e jovens aqui, é muito gratificante. Mostra a solidez da parceria, essa integração, que visa esse desenvolvimento profissional e da nossa economia. Espero que seja o primeiro de muitos eventos. Ficamos felizes, inclusive, em saber que poderemos utilizar o material aqui apresentado, já que foi tudo gravado, para compartilhar com quem não pôde assistir presencialmente.”

Um tema que chamou a atenção dos jovens e adolescentes foi a elaboração de currículo. O João Gabriel da Silva, de 16 anos, está em busca de uma oportunidade como jovem aprendiz e afirmou que a palestra foi muito produtiva. “Eu achei muito legal participar porque dá uma noção de como está o mercado e como conquistar uma vaga. Vai ser muito proveitoso e foi muito interessante a parte em que mostraram como fazer o currículo ideal, o que é interessante colocar em destaque”, comentou.

Segundo o diretor de Capacitação da CDL de Volta Redonda, ter um bom currículo é fundamental, porque é a primeira impressão no processo seletivo, mas também é necessário se atentar a outras etapas como postura na entrevista para a empresa. “Na minha fala na palestra, frisei que a necessidade de conhecer a empresa, o máximo possível antes da entrevista, ser pontual, não ficar se comparando com outros candidatos, e que se mantenha calmo. Esses jovens e adolescentes que participaram já são um destaque. Só de virem aqui, mostram que são diferentes e estão se preparando para serem cada vez melhores”, disse.

#galeria#

Destaque para temas que podem ser diferenciais para participantes

Ao final,  foi feita ainda uma dinâmica que traçou o perfil comportamental dos participantes e mostrou as características principais de cada um. “O conceito que trouxemos hoje, foi de que cada pessoa tem uma lente, uma forma de enxergar o mundo. Cada um tem uma forma de se comportar, caminhando por alguns perfis. A oportunidade que demos, foi de fazer o teste de perfil comportamental e dessa forma, eles vão ter maturidade comportamental para entender as habilidades e os desequilíbrios para saber a melhor forma de agir na hora de conseguir um emprego. Acredito que isso abre a mente deles e é bem esclarecedor nesse processo”, afirmou Maria Marques, diretora de Capacitação da CDL Jovem, que palestrou sobre o tema.

Saber quais qualidades e defeitos também fazem parte do processo é algo que as empresas vêm procurando, com o objetivo de serem mais assertivas e colocarem os colaboradores na área onde os candidatos terão melhor rendimento. “Na minha empresa, por exemplo, no colégio Radeane, fazemos testes comportamentais com todo mundo, porque, como gestora, eu preciso ver em qual lugar eu vou encaixar o funcionário para fazer um trabalho de excelência. Às vezes, a pessoa não está rendendo e a questão toda é que ela não está no lugar certo.  Assim vão render mais, com certeza”, completou.

Outro participante, Rafael Queiroz, de 17 anos, também destacou essa parte e saiu de lá animado com os novos conhecimentos. “Foi muito bom e como eu ainda estou procurando encontrar uma profissão que eu realmente goste, já que ainda estou estudando, ajuda bastante ouvir esses palestrantes e também descobrir algumas coisas sobre o meu perfil”, afirmou.

O workshop foi gravado e será disponibilizado no canal da CDL-VR no Youtube. O link estará na descrição do Instagram da entidade @cdlvoltaredonda. No site, também cdlvr.org.br, tem uma área na tela principal com link para fazer o cadastro de currículo.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir