Dia de São Cosme e São Damião

Revista O Lojista - edição 176 - página 10 - 09/08/2019

No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia de Cosme e Damião. Para celebrar a data, em homenagem aos irmãos gêmeos que eram médicos e curavam pessoas e até animais sem cobrar nada pelo atendimento, é comum no Brasil, distribuir doces para as crianças. Muitas famílias católicas ainda mantêm essa tradição em agradecimento a alguma graça atendida atribuída aos santos.

Para as lojas de doces, esta é considerada uma das melhores épocas para vender. Atentos a essa demanda, o comércio especializado se concentra em trazer novidades para atender a todos os públicos que seguem a tradição. A expectativa é de que as vendas aumentem 25% neste ano. É o que espera a loja Paraíso dos Doces, que está no ramo há mais de 12 anos, e uma das mais tradicionais do bairro Santo Agostinho.

“Os pedidos de balas, doces e produtos típicos desta data já se iniciam com a chegada de julho. Já fizemos pedidos de pipocas e balas para nossos fornecedores que já se preparam para um volume maior que é gerado com a chegada de setembro”, disse Filipe Alves, proprietário da loja, que atende clientes também de outros bairros.

As vendas, neste período, costumam se estender até o Dia das Crianças, segundo os empresários. Os produtos destinados à data são bastante específicos, por isso, muitas fábricas têm a sua produção exclusivamente voltada para este tipo de mercadoria.

“Alguns itens têm uma saída específica nestas datas, doces mais tradicionais como de abóbora, cocadas e maria-mole, além da pipoca arrozinho, que são os que mais vendem nesta época, para montar os tradicionais saquinhos. Além disso, têm outros produtos vendidos normalmente durante todo ano, como balas, chicletes e pirulitos, que também são muito procurados para distribuir para as crianças”, comentou. Segundo ele, por isso, há uma atenção maior na hora de comprar os itens que são mais procurados nestas datas.