Palavra CNDL

Revista O Lojista - edição 160 - página 24 - 20/02/2018

Com 20 anos de dedicação ao Sistema CNDL, assumo a presidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para o triênio 2018-2020. Enxergo esse grande desafio com o otimismo de quem percebe o papel fundamental do varejo para o desenvolvimento do Brasil.

Desde o início da minha trajetória, pude percorrer inúmeros municípios, nos mais variados estados.

Ao longo desse período, percebi que realidades distintas mostram que a força e a resiliência do brasileiro empreendedor precisam encontrar apoio no associativismo, capaz de impulsionar as grandes mudanças.

Junto à sociedade, sempre tivemos papel relevante no desenvolvimento das cidades, com a construção de novas políticas públicas, geração de empregos e apoio às mudanças necessárias para colaborar com o crescimento do país.

A soma de forças e a sinergia entre todas as Federações (FCDLs) e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL´s) são estímulos capazes de mover as pessoas e garantir crescimento contínuo e sustentável, para propagação dos diferenciais estratégicos que nosso modelo de negócio oferece para o setor varejista.

Depois de passar pela FCDL-MG, pelo Conselho Deliberativo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Vice-Presidência da CNDL, chego ao cargo de presidente da confederação com um olhar voltado para a modernização e maior integração do varejo. Meu projeto de gestão, construído sob o lema “Somando forças para crescer”, é direcionado para o desenvolvimento de um sistema cada vez mais moderno.

As expectativas para o ano de 2018 são as melhores e o cenário econômico nos dá bons indícios de continuidade da retomada do crescimento iniciada em 2017. Levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, atualmente, o setor de comércio e serviços emprega 72% da mão de obra no Brasil. Esse indicador, somado à queda da inflação, à aprovação da modernização trabalhista e às altas do crescimento industrial, nos deixam esperançosos quanto aos rumos deste ano.

Que nossos caminhos sejam sempre guiados pelos sonhos e capazes de impulsionar as melhores ações durante todo o ano. Desejo a cada um dos leitores da revista Varejo s.a. um ano cheio de sucesso.