Primeira empresa de marcas e patentes chega a Volta Redonda

Revista O Lojista - edição 160 - página 19 - 20/02/2018

O jovem volta-redondense, Paulo Ricardo Pereira, começou a pesquisar a respeito de propriedade intelectual não há muito tempo e verificou algo que poderia mudar o seu futuro: não existia nenhuma empresa na região especializada nesta área. Assim que percebeu a oportunidade, procurou cursos para aprofundamento e decidiu abrir a Prime Marcas e Patentes em Volta Redonda, em abril de 2017. Com o objetivo de trazer serviços dos grandes centros para a cidade do interior em crescimento, o diretor comercial abriu a empresa física no segundo semestre de 2017.

O LOJISTA: COMO FUNCIONA A PRIME MARCAS E PATENTES?
Paulo Ricardo: Existe uma autarquia federal, que é o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial - que normatiza e fiscaliza tudo a respeito de propriedade intelectual. Este é um registro de marca, uma patente de invenção ou de um modelo de utilidade. Geralmente, quando você abre uma empresa, você vai à Junta Comercial, faz o pedido e abre o CNPJ. Mas, a Junta comercial faz uma pesquisa regional se existe uma empresa semelhante ou não. Para você ter exclusividade na marca no Brasil, precisa ter o certificado do INPI. O que a Prime faz é exatamente isso, registrar a marca para a pessoa ter exclusividade. Através do registro, você também pode controlar a qualidade do produto e padroniza-lo em todas as filiais.

O LOJISTA: POR QUE ABRIR UM NEGÓCIO DESTE RAMO EM VOLTA REDONDA?
Paulo Ricardo: Porque não existe ninguém especializado aqui em fazer este tipo de serviço. Eu, particularmente, o considero muito importante.

O LOJISTA: QUAL É O DIFERENCIAL DA PRIME?
Paulo Ricardo: A proximidade com o cliente. Todos os clientes que tenho, eu procuro ir à empresa, saber como ela está através de relatórios. Os empresários reclamam muito da falta de contato com a empresa e a Prime veio para fazer a diferença. Além disso, nós também oferecemos consultoria, serviço que as outras não fazem.

O LOJISTA: QUAIS SÃO OS PLANOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Paulo Ricardo: Se tornar uma referência de marcas e patentes na região e fazer um trabalho de excelência.

O LOJISTA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA ESTABELECER SUA MARCA COMO ESSENCIAL PARA O PÚBLICO-ALVO?
Paulo Ricardo: Fazer a informação chegar ao nosso público, o terceiro setor. Muitas pessoas não tem a noção da importância do registro de marca e não conhecem os serviços. Por isso, desenvolvemos uma palestra, enviamos um e-mail informativo, mas buscamos melhorar e ampliar este ponto.

O LOJISTA: POR QUE SER ASSOCIADO A CDL DE VOLTA REDONDA?
Paulo Ricardo: Porque nós acreditamos que os nossos serviços para os associados a CDL vão ser muito importantes. As pessoas que abrem uma empresa precisam de um registro de marca e a CDL hoje é uma referência. Ela possui em sua carteira de associados o público que queremos. Este foi um dos motivos para nos associarmos.