Notícias

Fórum das Entidades Empresariais de VR faz balanço do biênio 2016/2017

Revista O Lojista - edição 160 - página 6 - 20/02/2018

O Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda divulgou, no dia 25, um balanço de sua atuação nos anos de 2016 e 2017. A entidade, que tem como objetivo ser um espaço de debate de ideias e proposições educativas para o exercício da cidadania fiscal, considera positivos os resultados obtidos durante o biênio. E, de acordo com o presidente, Evandro Queiroz Glória, o Fórum tem boas expectativas para 2018. 

“Nós destacamos aproximadamente 20 atividades realizadas nos dois últimos anos. Muitas delas com resultados importantíssimos para a população de Volta Redonda. Neste ano, vamos continuar atuantes para a melhoria da transparência, responsabilidade, eficiência e moralidade da aplicação dos recursos públicos, para garantir assim progresso na qualidade de vida da população”, esclareceu Evandro. 

Um dos destaques do balanço foi em 2016, quando o Fórum alavancou um movimento de protesto contra a criação da Taxa Única de Serviços Estaduais (TUT), que culminou na revogação da Lei 7176/15. A criação da taxa havia causado indignação da classe empresarial em todo o estado do Rio e gerou diversas ações na Justiça. A revogação representa uma economia de R$ 600 milhões em dois anos para as empresas que seriam afetadas. 

“A mobilização das entidades empresariais foi, sem dúvidas, fator decisivo para que os parlamentares voltassem atrás. Temos ciência que o governo do Estado está enfrentando uma crise grave, mas penalizar as empresas é incabível. Se a cobrança da taxa permanecesse iria provocar o fechamento de muitos empreendimentos”, argumentou Evandro. 

Outra ação evidenciada foi a visita do então diretor siderúrgico da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Márcio Lins, na qual foi manifestado o apoio do Fórum à iniciativa de uma agenda de debates com a companhia visando a criação de um polo de fornecedores da região. O Fórum garantiu à CSN que as entidades apoiariam a empresa no desenvolvimento de fornecedores regionais.

“Algumas ações de apoio, como a criação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense, já estão em andamento, mas é preciso avançar mais. O Fórum tem proposto estudos de obstáculos à competitividade da cadeia produtiva local para abastecimento não só da CSN, mas também de outras grandes empresas instaladas na região. Isso alavanca novas oportunidades de negócios, ajudando a impulsionar a economia”, explicou Evandro.

O Fórum apoiou ainda inúmeras ações, como os projetos ‘Futuro da Minha Cidade’ e ‘Observatório Social’. Além de promover dezenas de propostas e debates entre as entidades presentes, o poder público e a sociedade. Mais de 500 pessoas estiveram presentes nas entrevistas que o Fórum realizou em 2016 com os cinco candidatos à prefeitura de Volta Redonda. E, desde as eleições, o órgão tem trabalhado para estreitar as relações entre as entidades empresariais e o poder público municipal. 

A visita do então presidente da Câmara dos Vereadores, Sidney Dinho, e a representação do Fórum na Câmara, através do vereador Luciano Mineirinho, serviram para estreitar ainda mais as relações da entidade com a casa e o executivo municipal. Reforçadas ainda pelas duas visitas do prefeito Samuca Silva para debater assuntos de interesse da população.

A entidade recebeu também recebeu a visita dos deputados estaduais Edson Albertassi, Nelson Gonçalves, Luiz Paulo e Gotardo Netto, para debater formas de aproximação com a secretaria estadual de Fazenda. Os parlamentares demonstraram apoio a algumas ações em defesa dos cidadãos do estado. 
O Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda é formado pelo Metalsul, Sinduscon-SF, Aciap-VR, Aescon-VR, Sicomércio-VR, CDL-VR, Sipacon, Sinepe e Instituto de Estudos Tributários.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir