Notícias

Carnaval é oportunidade para vender mais

14/02/2020

Bloquinhos, festa entre amigos, pré-carnaval é feriado prolongado, bons motivos para aproveitar e vendar mais. Os setores de armarinho, lojas que apostam nas fantasias, além das agências de viagem e o setor de carnes e bebida apresentam um aumento de pelo menos 8% nas vendas neste período, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR).

Para o presidente Gilson de Castro, apesar de muitas pessoas aproveitarem para viajar, elas antecipam as compras para curtir a folia. “Além disso, hoje em dia a programação dos blocos é intensa em Volta Redonda é isso ajuda a movimentar a economia antes da data. Quem fica sempre busca uma opção de lazer, se reúne e isso também gera vendas”, disse.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR), Jerônimo dos Santos, lembrou que, mesmo sendo feriado estadual, o comércio pode funcionar na terça-feira de Carnaval, respeitando o pagamento de horas-extras e outras cláusulas da convenção coletiva. “Para o comércio, só a terça é feriado, mesmo assim, é opcional abrir. Muitas pessoas aproveitam o dia quando não viajam com a família, saem para comer fora, ir ao shopping e fazer compras com mais tempo. Vários setores registram aumentam nas vendas e muitas lojas já estão com promoção de Verão. Um atrativo a mais para o consumidor “, acrescentou.
 
E é nisso que alguns lojistas apostam para conseguir atrair os clientes. Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, entretanto, alguns comerciantes contrariam esse ditado popular, fazem promoções em todos os segmentos e conseguem perceber um aumento do movimento e, consequentemente, dos lucros.

Toda folga é uma boa oportunidade para fazer churrasco. É um costume natural que no carnaval também acontece bastante. O Açougue do Bruno, um dos mais tradicionais da cidade, tem um período muito proveitoso. Quem afirma isso, é o proprietário Bruno de Souza.
 
“O movimento realmente aumenta nesse período. No que procuramos nos diferenciar, oferecemos produtos praticamente prontos, temperados e a gosto do cliente de maneira que ele possa congelar e retirar somente a quantidade desejada, facilitando assim para quem for viajar. Além do serviço de delivery, que ajuda aqueles que ficam, sem que precisem sair do conforto de suas casas. Sem contar que já houve uma redução no preço da carne”, afirmou.
 
Os supermercados também planejam aumentar a margem de lucro. Uma das estratégias é fazer promoções com antecedência. “Procuramos sempre antecipar nossas ofertas para que as compras sejam realizadas antes da viagem, ou seja, com preço atrativo, conseguimos atrair mais consumidores. A maioria dos foliões prefere pegar a estrada com as compras na bagagem, desta forma conseguem economizar e ainda sobra um extra para cair na folia”, disse Ronildo Novato, gerente comercial do Floresta SuperMarket.

Ele ainda afirmou que para este ano espera um crescimento de pelo menos 5% e que os principais produtos vendidos neste período são bebidas, produtos descartáveis como copo e guardanapo, por exemplo, e também alimentos congelados

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir